História, perguntado por maryanacardoso58, 3 meses atrás

é PARA HOJE, ME AJUDEM!!!!


4) Leia o texto adiante sobre a expansão comercial e marítima portuguesa e, com base nele, responda às questões a seguir. Em 1498, o português Vasco da Gama consegue chegar a Calicute, nas Índias, contornando o Cabo da Boa Esperança. Em seguida, as frotas portuguesas procuraram estabelecer um maior controle do oceano Índico. À medida que as rotas de navegação se consolidam, Portugal centraliza o comércio das especiarias alterando o papel a ser desempenhado pelas cidades de Gênova e Veneza. THEODORO, J. "Descobrimentos e Renascimento". São Paulo: Contexto, 1991. p. 20.


a) Mencione duas razões que explicam o pioneirismo português nas navegações e descobrimentos dos séculos XV e XVI.


b) Por que era importante para os portugueses encontrar uma rota alternativa para chegar até as índias?

Soluções para a tarefa

Respondido por fatimalourdespereira
1

Resposta:

a) Posição geográfica estratégica: entreposto comercial entre o norte da Europa e o Mediterrâneo; cultura naval militar avançada; unificação geográfica precoce com a formação do primeiro Estado Nacional moderno da Europa (1383); as Cruzadas combinam a idéia de salvação com pragmatismo do comércio; escassa produção de alimentos (21 crises de carestia entre final do XV e XVI

b) Era importante porque a rota normalmente utilizada, era a parte de terra dos Árabes, que aproveitavam e cobravam impostos muito altos, sendo assim teriam um gasto muito grande, pois os impostos mais as especiarias iriam ter uma vantagem muito pequena sobre os próprios.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes