Matemática, perguntado por DarkDodger, 11 meses atrás

É PARA AMANHÃ!!!!! POR FAVOR

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por araujofranca
1

Resposta:

      x  =  4

Explicação passo-a-passo:

...  Pelo Teorema das Cordas, temos:

...  x . (4x - 1)  =  3x . (x + 1)

...  4x²  -  x  =  3x²  +  3x

...  4x²  -  3x²  -  3x  -  x  =  0

...  x²  -  4x  =  0....   (eq de 2º grau incompleta,  c = 0)

...  x . (x - 4)  =  0

...  x  =  0  (NÃO CONVÉM)    ou   x  -  4  = 0...=>  x = 4



DarkDodger: Obrigado, mas como irei saber se a sua resposta é a correta? Estou no 9° ano e as contas são realmente difíceis. Pode me dizer porque a conta do Nicholas deu "9" e a sua "4"?
araujofranca: O Nicholas não seguiu a teoria do assunto ( talvez desconheça). Posso assegurar a você que minha resolução está correta. A propósito, você que postou a questão deve ter em suas anotações de aulas o procedimento para esse tipo de questão ou NÃO TEM NADA REGISTRADO: ?
DarkDodger: Justamente por isso pedi a questão em passos. No final do ano, o professor de Mát II saiu e foi substituído, e então estragou muita coisa simples que eu sabia. O que ele explica na lousa nunca cai na prova, isso é injusto. Busquei vídeo aulas na Internet e consegui. Mas ainda não entendo circunferências.
araujofranca: Veja: na figura, temos duas cordas ( segmentos de retas que unem dois pontos da circunferência; a maior corda é o diâmetro). Essas cordas se interceptam em um ponto, dividindo cada corda em duas partes. O Teorema das Cordas (que citei na minha resolução) afirma que O PRODUTO DESSAS PARTES É IGUAL. Na figura, as partes de uma corda são: x e 4x - 1; da outra corda são: 3x e x + 1. Segui rigorosamente o que diz a teoria. Este assunto, aparece também no 2º ano do ensino médio. BOA SORTE.
DarkDodger: Obrigada!
Perguntas interessantes