História, perguntado por rachelmartins347, 11 meses atrás

e outubro, e não o dia 6. A reforma gregoriana causou confusão com as datas
as comemorações tradicionais - além de bagunçar a astrologia. O dia 21 de
arço correspondería ao fim do signo de peixes. A confusão de 10 dias fez crer
le o dia primeiro de abril era ainda de peixes, isto é, o signo pularia dez dias
ra terminar no dia primeiro de abril Em francès, a expressão poissons d'avril,
pé, pebes de abril, passou a designar as mentiras de primeiro de abri,
rque até o nome abril, por engano, teria passado a ser considerado como o
meiro dia do ano.
Responda:
1. Em que més era oferecido sacrificio aos mortos?
2. Por que para janeiro foi escolhido o deus Jano, para ser homenageado?
3. Quais meses são homenagens a reis de Roma e quais são esses reis?
4. Qual é o nome da deusa das plantas? Em que més essa deusa é homenageada?
5. Qual é o nome da deusa do amor?
6. Qual é o nome da deusa do casamento e protetora das mulheres?
7. Qual é o nome do deus da guerra?
8. Por que foi necessária a criação do ano bissexto?
9. Quem instituiu o calendário que usamos hoje?
10.Por que o 1º de abril foi chamado de dia da mentira?​

Soluções para a tarefa

Respondido por JujubaFlausino
2

Resposta:

1- Fevereiro( Februália, ou Purificação)

2-Pois Jano era considerado deus dos princípios e começos e Janeiro é o primeiro mês do ano

3-Julho que recebeu esse nome devido ao ditador Júlio Cesar, Agosto, em homenagem ao imperador Cesar Augusto e setembro devido a Pompílio

4-Maia. Em Maio.

5-Afrodite. Homenagem em Abril

6-Juno. Homenagem em Junho

7-Marte ou Ares(Depende da fonte) Homenagem em Março

8- O calendário é uma forma de contagem do tempo criada pelos humanos. A referência para se criar um calendário são os movimentos dos objetos celestes, como a lua e o sol. O tempo que a Terra leva para dar uma volta em torno do Sol é denominado de ano. Mas pelo que foi dito acima, um ano não tem 365 dias exatos, já que o movimento da Terra em torno do Sol leva um pouco mais de tempo para ocorrer.Foi para tentar resolver essa defasagem que Júlio César, em 46 a.C., pediu que o astrônomo Sosígenes de Alexandria o orientasse na reforma do calendário que vigorava em Roma. A lenda dizia que o calendário romano havia sido criado pelo fundador da cidade, Rômulo. Esse primeiro calendário tinha 304 dias, divididos em 10 meses, sendo 6 de 30 dias e 4 de 31 dias. Mas, como vimos, essa contagem não batia com o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.

A solução de Júlio César foi profunda. Inspirado no calendário solar egípcio, Sosígenes de Alexandria propôs que o calendário passasse a ter 365 dias e a cada quatro anos um novo dia fosse acrescentado para poder superar a diferença entre o tempo do movimento da Terra e o do calendário. Esse dia era o dia bissexto.

O nome bissexto vem da forma de contagem do mês entre os romanos. O mês era dividido em três partes: as calendas eram os primeiros dias; as nonas, os dias intermediários; e os idos, os dias finais. O dia acrescentado era o bis sextus ante kalendas martias, em latim. Era a repetição do sexto dia antes das calendas de março, já que os romanos contavam os dias de forma regressiva. Essa é a origem do nome.  

Resolvido a adotar o novo calendário, Júlio César precisava ainda superar a defasagem de 80 dias. Para isso, resolveu que o ano 46 a.C. teria 445 dias, entrando nos trilhos a contagem do tempo no ano posterior. Por ser um ano com tantos dias, ele ficou conhecido como o Ano da Confusão.

9- O papa Gregório VIII, por isso o nome Calendário gregoriano

10- A brincadeira surgiu na França, no reinado de Carlos 9º (1560-1574). Desde o começo do século 16, o ano-novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro, duravam uma semana, terminando em 1º de abril. Em 1562, porém, o papa Gregório 13 (1502-1585) instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão – o chamado calendário gregoriano – em que o ano-novo caía em 1º de janeiro. O rei francês só seguiu o decreto papal dois anos depois, em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou a ignoraram ou a esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data.

Espero muito ter te ajudado, desculpe se a 8 e a 10 ficarem muito longas, mas tentei resumir ao máximo pra fazer vc entender

Perguntas interessantes