\"E o sertão é um vale fértil. É um pomar vastíssimo, sem dono. Depois tudo isso se acaba. Voltam os dias torturantes, a atmosfera asfixiadora; o empedramento do solo; a nudez da flora; e nas ocasiões em que os estios se ligam sem a intermitência das chuvas – o espasmo assombrador da seca. A natureza compraz-se em um jogo de antíteses.\"O trecho de Os sertões, de Euclides da Cunha, faz parte da narrativa sobre a Guerra de Canudos e reflete uma paisagem típica do domínio do(a) a) Mar de Morro. b) Mata dos Pinhais. c) Cerrado. d) Amazônia. e) Caatinga.
Soluções para a tarefa
Resposta:letra (E)
Explicação:
O trecho de "Os sertões" reflete uma paisagem típica do domínio da: e) Caatinga.
A caatinga é um domínio morfoclimático brasileiro caracterizado pela forte presença de arbustos com galhos retorcidos, temperatura alta e índice pluviométrico baixo. Possui um clima semiárido, e abrange cerca de 11% do território nacional.
A caatinga consiste em uma vegetação predominante do sertão nordestino brasileiro, possuindo um clima semiárido, vegetação com poucas folhas, que se adaptam a pouca incidência de água e possui uma grande biodiversidade.
Alguns trechos do texto de "Os sertões", de Euclides da Cunha, que reflete a caatinga são: "sertão", "empedramento do solo; a nudez da flora", "espasmo assombrador da seca".
Saiba mais sobre caatinga em: brainly.com.br/tarefa/43214229
Bons estudos!