" É o medo que produz a vida em sociedade. " Thomas Hobbes (1558-1679).
Se analisarmos de perto as causas pelas quais os homens se reunem e forma uma sociedade comum, veremos que isso só ocorre por acaso, e não por uma disposição necessária da Natureza. Com efeito, se os homens se amassem naturalmente entre si, não teria motivo para que não amassemos o primeiro que aparecesse. Não haveria escolha nem preferencia. Porem o fato é que não procuramos companheiros por algum instinto da Natureza, mas pela honra e utilidade que eles nos proporcionam. Se nos aproximamos de alguém por obrigação ou porboas maneiras, não há verdadeira amizade, como ocorre no Palácio, onde muitas pessoas rivalizem e têm medo uma das outras mais do que se amam.
Qual a argumentação do autor nesse texto ?
Qual os 5 passos para a análise deste texto ?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Opah!
Vou te ajudar nesta questão.
Em termos simples, o autor faz uma crítica sobre a nossa forma de agir. Para eles, o homem vê um real interesse em tudo o que faz, seja para se relacionar afetivamente ou para se inserir em um determinado grupo.
De acordo com as ideias do autor, muitas pessoas agem de uma forma tão normal que nem são capazes de notar (e usar o raciocínio crítico) os padrões que são impostos pela sociedade atual.
Até logo!
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás