Português, perguntado por rafaelanicolle35, 10 meses atrás

E o farmacêutico? Como podemos caminhar dentro das inovações oferecidas pelo mercado? Como você acha que será o futuro da profissão?

Soluções para a tarefa

Respondido por ezequiastst54
1

Resposta:

Estamos em uma época em que a tecnologia não espera. As inovações tecnológicas estão aí, invadindo, sem pedir licença, todas as áreas do conhecimento humano de uma forma cada vez mais rápida e insinuante. Inteligência artificial, nanotecnologia e internet das coisas são alguns exemplos das mudanças reais em nosso horizonte.

No setor farmacêutico não será diferente. A inovação é processo. E, como processo, não para. Todos os dias sentimos os novos impactos tecnológicos em nossas atividades profissionais.

Seja no desenvolvimento de medicamentos, em que a biotecnologia já é uma realidade e a nanotecnologia avança a passos largos, seja na área hospitalar, em que novos equipamentos surgem, modificando e melhorando a saúde das pessoas, propiciando melhores diagnósticos, cirurgias mais precisas, tratamentos mais eficazes, seja nos laboratórios de análises clínicas, onde novas tecnologias e equipamentos de diagnósticos rápidos, precisos e até mesmo a distância surgem constantemente.  

E, mais recentemente, nos estabelecimentos farmacêuticos que realizam a dispensação - local onde o farmacêutico exerce uma de suas atividades mais importantes, a de prestar assistência farmacêutica à população - a tecnologia também chegou e agora avança rapidamente. Algumas redes já investiram em sistemas automatizados que, ao mesmo tempo, nos assombra e nos estimula.

Ainda para as farmácias surgiram aplicativos que ajudam pacientes a encontrarem estabelecimentos e medicamentos próximos de suas residências, o que muda a forma de pensar a Assistência Farmacêutica.

Testes rápidos in loco e a distância estão sendo incorporados aos serviços oferecidos, assim como equipamentos que ao mesmo tempo aferem pressão arterial, batimentos cardíacos, hemoglobina e hematócrito e muito mais.

Agora, com a telemedicina, como isso poderá influenciar na profissão farmacêutica?

Há empresas de telemedicina oferecendo disponibilizar pontos de atendimentos médicos on line, para ajudar nas consultas farmacêuticas. Ou seja, há muitas mudanças em curso.

Perguntas interessantes