Biologia, perguntado por jhannysmith97, 3 meses atrás

e o estudos das formas de vida que habitam em cavernas e grutas​

Soluções para a tarefa

Respondido por lv72344
0

Resposta:

Explicação:Existem diferentes teorias sobre a origem das cavernas. É possível que tenham surgido com a dissolução e a abrasão causada pelos movimentos das águas subterrâneas. Já outras podem ter se formado devido aos desmoronamentos de partes do teto ou com o abatimento de assoalhos que recobriram galerias inferiores. Outra possibilidade é a que ocorre no nível do lençol freático ou abaixo dele, com a movimentação da água atravessando fissuras ou pequenas aberturas, quase sempre de rochas calcárias, menos resistentes. A subida e descida do nível do lençol freático também atuam nesse sentido, desgastando as rochas e possibilitando o aparecimento de novas fendas.

As cavernas estão geralmente em áreas com formações calcárias, pois a água penetra nesse calcário através de fraturas, dissolvendo a rocha em sua percolação. O movimento da água nos calcários é controlado pelas variações litológicas e pelas linhas de falha e de fratura.

Sobre a circulação da água subterrânea, distinguem-se duas zonas: na zona superior, ou zona vadosa, na qual a água circula livremente e de modo rápido, e, na inferior, ou zona freática, na qual a água circula sob pressão hidrostática e todas as fissuras e juntas estão preenchidas. Em ambas as zonas, a água tende a coletar-se em canais bem definidos e a movimentar-se como um sistema subterrâneo.

Perguntas interessantes