Filosofia, perguntado por POLIANA0033, 1 ano atrás

“É numa sociedade democrática e pacífica que são maiores as probabilidades de se assistir ao desenvolvimento de um grande interesse pela argumentação. (…) a argumentação não decorre de uma verdade imposta mas de uma convicção a estabelecer. Aliás é mais uma questão de consenso do que de certeza. Do mesmo modo, a argumentação não pode exercer-se num sistema ditatorial ou totalitário; de resto, ela só faz plenamente sentido numa sociedade igualitária ou, pelo menos pluralista, em que as decisões são tomadas coletivamente. De igual modo, a argumentação exige a renúncia à força, à violência, ao confronto bélico. É certo que só há argumentação quando há desacordo, mas ela impõe uma resolução do desentendimento por meio da discussão, do debate discursivo, em vez do confronto bélico. É certo que só argumentação quando há desacordo, mas ela impõe uma resolução do desenvolvimento por meio da discussão, do debate discursivo, em vez do confronto Bélico”. (Philipe Breton, G. Gauthier, História das Teorias da Argumentação, Editorial Bizâncio, Lisboa, 2001, p.14). A partir da citação, analise as proposições: I- A retórica é um instrumento de persuasão muito usado para fins políticos e a democracia considera a possibilidade de convencer os outros a apoiarem suas ideias Porque II- A retórica serve para enganar as pessoas camuflar ou mesmo esconder a verdade e , é utilizada por pessoas de má fé. A respeito dessas proposições, assinale a alternativa correta: A. As asserções I e II são falsas. B. As asserções I é II verdadeira e II são verdadeiras. Mas não tem ligação entre si. C. A asserção I é verdadeira e a II é falsa. D. A asserção I é falsa e a II verdadeira. E. A asserção I e II são verdadeiras e a II complementa e justifica a II.

Soluções para a tarefa

Respondido por wferreir26
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C. A asserção I é verdadeira e a II é falsa.

A retórica pode servir para enganar as pessoas, mas não é a finalidade do conceito. No mundo contemporâneo, a retórica também pode ser nada mais que um "enfeite" para os fatos.
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