)
"É no final do século XIX que a Psicologia ganha um caráter científico, tornando-se independente da Filosofia e por meio das atividades experimentais e teóricas iniciadas no laboratório de Leipzig na Alemanha. Nesse mesmo período histórico, a educação também busca distanciar-se somente das explicações filosóficas e as duas ciências iniciam suas relações. Um dos campos da Psicologia, e que mais tarde se torna um dos núcleos da teoria educativa é a Psicologia da Educação. Ou seja, a Psicologia é uma das ciências em que a Educação recorre para a compreensão do seu principal objetivo, que é o processo educacional de crianças, jovens e adultos (FONTE: FREITAS, M.F.R.L, PINTO, R.O., FERRONATO, R.F. Psicologia da Educação e da Aprendizagem. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 22).
Aos poucos, a Psicologia da Educação vai sendo estruturada. Quanto às suas atribuições, quando do seu surgimento em relação à prática educativa e escolar, analise as alternativas a seguir:
I - Assume trabalhos e pesquisas sobre aprendizagem.
II - Desenvolve a área dos testes mentais e medida do comportamento.
III - Trabalha com a psicologia da criança e a clínica infantil.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
Apenas I.
b)
Apenas II.
c)
Apenas III.
d)
Apenas I e II.
e)
I, II e III.
Alternativa assinalada
2)
"A educação, em sentido amplo, não se reduz ao processo de escolarização. Ela vai além à medida em que suas finalidades (socialização e individualização progressiva) são alcançadas. No campo educacional, reconhecemos que a educação é um fenômeno social complexo que ocorre em três universos tripartidos, além disso, é uma atividade humana necessária à existência e ao funcionamento de todas as sociedades. Com relação aos tipos de educação, relacione as colunas a seguir.
(FONTE: FREITAS, M.F.R.L, PINTO, R.O., FERRONATO, R.F. Psicologia da Educação e da Aprendizagem. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 35)
(1)Educação não intencional.
(2)Educação intencional.
(3)Educação não formal.
(4)Educação formal.
( ) Consiste na atividade educativa estruturada fora do sistema escolar convencional.
( ) As influências sobre as pessoas apresentam intenções e objetivos definidos conscientemente. Este é o caso da educação escolar e extraescolar.
( ) Refere-se às influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Tais influências também são denominadas de ˜educação informal˜.
( ) É aquela realizada nas escolas ou em outras agências de instrução e educação (igrejas, sindicatos, partidos, empresas). Implica ações de ensino com objetivos pedagógicos explícitos, sistematização e procedimentos didáticos.
Assinale a alternativa com a sequência correta da associação entre as colunas.
Alternativas:
a)
1, 2, 3, 4.
b)
2, 1, 3, 4.
c)
3, 2, 1, 4.
Alternativa assinalada
d)
4, 2, 1, 3.
e)
4, 1, 3, 2.
3)
O Behaviorismo pode ser definido como sendo o estudo do comportamento observável. Este fundamenta-se na ideia de condicionamento operante, que representa a aprendizagem que ocorre quando a resposta de um organismo que precisa se adaptar ao meio é reforçada. Com relação ao Behaviorismo Radical de Skinner, analise as afirmativas a seguir assinalando (V) para as que forem verdadeiras e (F), para as falsas.
( ) O reforço positivo apresenta uma consequência agradável que aumenta a frequência do comportamento desejado (é uma recompensa).
( ) No reforço negativo evita-se uma consequência desagradável, que faz com que aumente a frequência de um comportamento desejado.
( ) O ato de eliminar ou diminuir um comportamento indesejável com a apresentação de uma consequência desagradável acontece na extinção.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
Alternativas:
a)
V, V, V.
b)
V, V, F.
c)
V, F, F.
Alternativa assinalada
d)
F, V, V.
e)
F, V, F.
4)
De acordo com Piaget, o desenvolvimento da cognição durante a infância passa por quatro estágios, do nascimento a` pré-adolescência. Somente após o ultimo estágio e´ que se pode dizer que o indivíduo atingiu sua capacidade de raciocínio plenamente (FONTE: FREITAS, M.F.R.L, PINTO, R.O., FERRONATO, R.F. Psicologia da Educação e da Aprendizagem. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 77). Com relação aos estágios do desenvolvimento de Piaget, analise as mudanças que ocorrem e relacione as colunas a seguir.
(1)Período sensório-motor.
(2)Período pré-operacional.
(3)Período operacional concreto.
(4)Período operacional formal.
( ) Aquisição da linguagem, representação simbólica.
( ) Anterior à linguagem, aquisição de reflexos básicos.
( ) Domínio do raciocínio lógico-dedutivo, abstração e manipulação de hipóteses.
( ) aquisição da reversibilidade das ações, lógica e abstração surgem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da associação entre as colunas.
Alternativas:
a)
1, 2, 3, 4.
b)
1, 2, 4, 3.
c)
2, 1, 3, 4.
d)
2, 1, 4, 3.
Alternativa assinalada
e)
3, 1, 2, 4
Soluções para a tarefa
Olá!!
Vamos as respostas:
1 - e) I, II e III.
R: A psicologia no meio da educação possui a finlidade de examinar os alunos, mas também de ajudar no seu desenvolvimento de sua analise critica juntamente com as suas competências.
2 - c) 3, 2, 1, 4.
R: Educação não intencional - É aquela que ocorre num abiente onde não existe a intenção de ensinar, só que o individuo acaba aprendendo por "osmose".
Educação intencional - É aquela que ocorre num ambiente onde se tem a necessidade de passar conhecimento, também chamado de Educação Ativa.
Educação não formal - É aquela que não está padronizada de acordo com as normas como as que são utilizadas nas instutições de enisno.
Educação formal - E por fim esse modelo é o que é utilizado nas escolas e seguem as normativas da educação que estão presentes na legislação.
3 - b) V, V, F.
R: A última alternativa está incorreta pois esse tipo de situação não ocorre na Extinção e sim na Punição Positiva, fazendo com que evente desagradaveis não ocorram novamente.
4 - d) 2, 1, 4, 3.
R: 2 Período Pré-operacional - É nessa época que a criança entra no processo de desenvolvimento do idioma materno.
1 Período Sensório-motor - Aqui a criança ainda é um bebê e apenas utiliza do seu corpo para se comunicar, além de ruidos.
4 - Período Operacional formal - Essa é a última fase da crianã onde ela já consegue ter um bom raciocionio e consegue se comunicar com mais facilidade.
3 - Período Operacional concreto - Já aqui a criança está começando a aprender os valores e a entender a difença entre o certo e o errado, por exemplo.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!