É necessário perceber a questão agrária não apenas como um problema econômico, mas também como uma problemática de cunho social e cultural. Afinal, a obtenção da terra não é usada somente para produção e comercialização de bens, mas também para compartilhar o modo de vida e a cultura geral de um povo. Esse problema é bastante recorrente nos dias atuais com os indígenas que possuem as suas terras, mas que são corriqueiramente invadidas por pessoas que desejam obtê-las. Com relação a essa problemática, analise os itens a seguir. I. Esse problema pode levar à perda de aspectos culturais, já que os indígenas possuem suas terras como propriedade cultural, pois durante anos nos seus terrenos foram desenvolvidas as suas crenças e o seu modo de levar a vida, de modo que retirar esse povo da sua terra é como tentar retrair a sua cultura, ou até mesmo destruí-la. II. O mesmo ocorre com comunidades quilombolas, que usam o terreno para disseminar a sua cultura e contar um pouco mais sobre a sua história de resistência desde a época do regime escravista. III. Muitas vezes, a dignidade dos povos dessa localidade não é levada em consideração, já que diversas pessoas perceberem as suas terras como uma forma de ganhar dinheiro e obter lucro. IV. As leis que protegem as terras dos indígenas e dos quilombolas são eficientes e problemas como os relatados nos textos não acontecem comumente. Está correto o que se afirma em II, apenas. I e IV, apenas. III e IV, apenas. I, II e III, apenas. I, II, III e IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
242
I, II e III estão corretas.
Notamos a importância dos quilombos, pois os mesmos eram locais de refúgio, mas também de resistência dos escravos contra a escravidão.
Dentro dos quilombos os escravos plantavam e realizavam coletas de produtos das matas, como madeira e frutos, além de caçarem e criarem animais, além disso, sua importância na história é carregada de sangue que moldou nosso país, sendo um dos mais plurais do mundo contemporâneo.
Respondido por
42
Resposta:
I, II e III estão corretas.
Explicação:
As leis NAO protegem as terras dos indígenas e dos quilombolas são eficientes e problemas como os relatados nos textos não acontecem comumente.
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás