Filosofia, perguntado por thiagorafaeltrmds, 10 meses atrás

([…] é necessário, ainda, introduzir-se um método completamente novo, uma ordem diferente e um novo processo, para continuar e promover a experiência. Pois a experiência vaga, deixada a si mesma […] é um mero tateio, e presta-se mais a confundir os homens que a informá-Ios. Mas quando a experiência proceder de acordo com leis seguras e de forma gradual e constante, poder-se-á esperar algo de melhor da ciência.[…] A infeliz situação em que se encontra a ciência humana transparece até nas manifestações do vulgo. Afirma-se corretamente que o verdadeiro saber é o saber pelas causas. E, não indevidamente, estabelecem-se quatro coisas: a matéria, a forma, a causa eficiente, a causa final. Destas, a causa final longe está de fazer avançar as ciências, pois na verdade as corrompe; mas pode ser de interesse para as ações humanas.
(BACON, F. Novo Organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. São Paulo: Abril Cultural. 1973. p. 72; 99-100.)
1. Com base no texto e no pensamento de Francis Bacon acerca da verdadeira indução experimental como interpretação da natureza, é correto afirmar. *
1 ponto
a) Na busca do conhecimento, não se podem encontrar verdades indubitáveis, sem submeter as hipóteses ao crivo da experimentação e da observação.
b) A formulação do novo método científico exige submeter a experiência e a razão ao princípio de autoridade para a conquista do conhecimento.
c) O desacordo entre a experiência e a razão, prevalecendo esta sobre aquela, constitui o fundamento para o novo método científico.
d) Bacon admite o finalismo no processo natural, por considerar necessário ao método perguntar para que as coisas são e como são.
e) O estabelecimento de um método experimental, baseado na observação e na medida, aprimora o método escolástico.
(Enem 2016) Ser ou não ser - eis a questão.
Morrer- dormir- Dormir! Talvez sonhar. Aí está o obstáculo!
Os sonhos que hão de vir no sono da morte
Quando tivermos escapado ao tumulto vital
Nos obrigam a hesitar: e é essa a reflexão
Que dá à desventura uma vida tão longa.

SHAKESPEARE, W. Hamlet. Porto Alegre: L&PM, 2007
2. Este solilóquio pode ser considerado um precursor do existencialismo ao enfatizar a tensão entre: *
1 ponto
a) consciência de si e angústia humana.
b) inevitabilidade do destino e incerteza moral.
c) tragicidade da personagem e ordem do mundo.
d) racionalidade argumentativa e loucura iminente.
e) dependência paterna e impossibilidade de ação.

Soluções para a tarefa

Respondido por LeonardoNenning
45

Resposta:  

1) A  2) A

Filosofia | 3ª Série | Aula 49 | 07/10/2020

1- A) Na busca do conhecimento, não se podem encontrar verdades indubitáveis, sem submeter as hipóteses ao crivo da experimentação e da observação.

2- A)  Consciência de si e angústia humana.

Explicação:

1)  A filosofia de Bacon enfatizou a experiência. O método científico que ele propôs tinha os indivíduos concretos como o ponto de partida para remontar às leis gerais.

2) O romantismo, que está presente no pensamento de Shakespeare, muitas vezes ressalta a angústia na arte. Além disso, o romantismo também destaca o indivíduo como centro do processo artístico, por isso, a consciência de si é também uma característica desta estética.

Respondido por Matheusieti
23

1 - A alternativa A está correta.

Para Francis Bacon, o método experimental parte do conhecimento desenvolvido a partir das diferentes observações da sociedade e suas relações de poder.

Partindo deste princípio, existem várias formas de poder:

O poder de persuadir, poder que pode ser utilizado como exemplo pelos  políticos, que o usam para persuadir o povo.

O poder do conhecimento específico, podemos dizer que o poder de conhecimento que você adquire com seu estudos, esse pode

2 - A alternativa A está correta.

Para o existencialismo, é a partir a busca pela essência que o existencialismo direciona  a definição da liberdade e a responsabilidade do homem.

Durante nossas existências, o indivíduo possui o campo do corpo e o da mente, e em ambas ele experimenta novas sensações, experiências e vivências, redefinindo seu pensamento ao longo da vida, projetando características que apesar de saber sobre a essência do corpo, são focadas nas questões filosóficas da mente e sua essência.

Perguntas interessantes