“E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, e esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, a multiplicar-se como larvas no esterco.”O fragmento de “O cortiço”, romance de Aluísio Azevedo, apresenta uma característica fundamental do Naturalismo. Qual?
Soluções para a tarefa
Olá!
Aluísio de Azevedo é considerado o maior escritor da escola literária do Naturalismo. Essa escola literária é uma "ramificação" do realismo, exarcebando o aspecto biológico e determinista da raça humana.
Sobre o exercício, essa característica fundamental do Naturalismo em Aluísio de Azevedo é a animalização, a visão do ser humano como um animal que segue seus instintos (de animal) e prazeres e se prolifera pela terra. Essa característica fica evidenciada nas expressões como:
- "começou a minhocar";
- "um mundo, uma coisa viva"
- "brotar espontânea" (essa referência faz relação ao conceito biológico da Abiogênese, o surgimento da vida de matéria inanimada - "surgir do nada".)
- "multiplicar-se como larvas no esterco"
Boas reflexões!
A característica fundamental do Naturalismo que se faz presente no fragmento apresentado de "O cortiço" está posto na letra B) Uma compreensão biológica do Mundo.
O Naturalismo é um movimento artístico, e nele há a dependência do homem às leis naturais e um descritivismo intenso, que leva a uma rica imaginação do ambiente em que se passa a história. Além disso, há uma boa delimitação dos tipos, com uma forte caracterização, e quem condiciona a narrativa são os comportamentos dos personagens.
Sabendo que o Naturalismo objetiva a explicação das coisas por meio de uma visão mais científica, o fragmento referido apresenta uma compreensão biológica do mundo, já que com base na teoria do Evolucionismo, Darwin indica que os seres vivos se adaptam às mudanças ocorridas no ambiente.
Leia mais sobre Naturalismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/24662587