É muito comum encontrarmos situações em que o próprio Estado, por meio de suas políticas públicas, acaba incorrendo em racismo institucionalizado, pois muitas vezes os grupos excluídos não possuem liberdade, autonomia ou mesmo outra condição de existência a não ser aquela que lhes é imposta pelos mecanismos institucionais de proteção do Estado. O que queremos deixar claro é que a nomeação de um grupo étnico não é apenas uma influência endógena sofrida pelos grupos étnicos, mas também produtora de etnicidade. A imposição de um rótulo pelo grupo dominante possui o poder de definir, de fazer existir uma coletividade de indivíduos, independentemente do que eles mesmos possam pensar de sua pertença a um grupo. Sobre a condição étnica dos grupos africanos aos serem trazidos e escravizados nas Américas, analise as sentenças a seguir: I- Dessa forma, um grupo até então distinto por características ditas raciais, se tornaria um grupo étnico a partir do momento em que, aceitando a distinção que lhe é imposta pela maioria, passa a utilizar-se politicamente dela na formação de agrupamentos autônomos ou com interesses e reivindicações comuns. II- Ou seja, no caso da escravidão, um episódio de dominação extrema, as possibilidades de retomar os componentes étnicos dos diferentes grupos africanos ficaram muito prejudicadas, III- Mesmo assim, os negros norte-americanos resgataram muito de sua etnicidade, compondo uma variação étnica, cultural e religiosa bastante diversa. IV- Assim, outras inúmeras situações semelhantes aconteceram e ainda acontecem em diversas sociedades.Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e IV estão corretas.
B
As sentenças II, III e IV estão corretas.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
B é resposta certa
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
B
As sentenças II, III e IV estão corretas.
Respondido por
0
Sobre os africanos trazidos para trabalhos forçados nas Américas, podemos afirmar que as alternativas II, III e IV estão corretas.
- I – Incorreta. Os africanos escravizados não formaram agrupamentos autônomos, visto que não gozavam da liberdade de ir e de vir nas colônias americanas. Também não aceitaram a distinção imposta pelas sociedades escravocratas.
- II – Correta. A escravidão prejudicou significativamente as chances de retomar os componentes étnicos dos diferentes grupos africanos, uma vez que pessoas de diferentes etnias foram inseridas em um mesmo grupo.
- III – Correta. Apesar das dificuldades impostas pela escravidão, em relação ao caráter étnico, os negros norte-americanos conseguiram promover o resgate de sua etnicidade.
- IV – Correta. Situações semelhantes à dos negros norte-americanos aconteceram, como por exemplo a dos indígenas nos Estados Unidos.
Escravidão
A escravidão é a condição de submeter um grupo a trabalhos forçados, sem liberdade e sem a garantia de nenhum direito. Foi uma forma de dominação desenvolvida e bastante difundida no período da expansão marítima, iniciada na Europa do século XVI. Os negros africanos foram escravizados pelos europeus e levados para a América, servindo como mão de obra para o trabalho nas grandes propriedades, que produziam monoculturas, entre elas o açúcar, milho e soja.
Saiba mais sobre etnia em:
https://brainly.com.br/tarefa/451014
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes