É muito comum encontrarmos portas lógicas com mais do que duas entradas. A porta lógica de interesse é uma porta NAND com quatro entradas. Porém, você não possui essa porta disponível em sua empresa. Portanto, terá que utilizar portas AND com duas entradas e portas NOT para montar a função lógica NAND com quatro entradas.
Assinale a alternativa que contém o número de cada umas dessas portas que é suficiente para a implementação da função NAND de quatro entradas:
Alternativas:
a)
3 portas AND e 1 NOT.
b)
1 porta AND e 3 portas NOT.
c)
2 portas AND e 2 portas NOT.
d)
4 portas NOT.
e)
2 portas AND e 1 porta NOT.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) 3 portas AND e 1 NOT
Explicação:
As portas lógicas NAND multiplicam suas entradas e invertem o resultado na saída. Logo, a única combinação com saída 0 é a que tem todas as entradas 1 (1 x 1 x 1 x 1 = 1, invertendo essa saída = 0).
As AND multiplicam suas entradas, apenas.
As NOT invertem o valor de entrada na saída.
Podemos dizer então que a porta NAND é uma AND com NOT na saída.
Para simular uma porta de 4 entradas, precisamos de 3 portas de 2 entradas (duas para captar 4 as entradas, que nos entregarão 2 saídas, e uma terceira para captar essas 2 saídas e coverterem em 1 só saída).
[ n x n x n x n ] é a mesma coisa que [ (n x n) x (n x n) ]
3 portas AND de 2 entradas simula 1 porta AND de 4 entradas, para transformar em NAND, adicionamos uma porta NOT (que tem apenas 1 entrada e 1 saída) no fim do conjunto.
3 ANDs e 1 NOT = 1 NAND