Informática, perguntado por H20ty, 7 meses atrás

É melhor sala de aula ou em casa?

Soluções para a tarefa

Respondido por MAS1501
0

Resposta:

Ouvir o estudante, saber quais são seus anseios, dificuldades, medos e perspectivas, nesse momento, é essencial para políticas públicas educacionais assertivas, uma vez que não podemos nos abster de ações comprometidas com valores e solidariedade para construção de um mundo pós-pandêmico, sobretudo, porque os estudantes são estimulados à vivência de um currículo amplo que contribui para o desenvolvimento pessoal em uma relação com outras pessoas, visando ao impacto de ações nas comunidades em que estão inseridos.


MAS1501: No último mês, aplicamos um questionário para estudantes da Rede de Educação Integral do Estado, no sentido de ouvi-los para traçar estratégias de retomada das atividades escolares e, também, avaliar as que estão em curso sob forma de aprendizagens com aulas remotas.
MAS1501: Um dos pontos que me deixou feliz foi que, quando perguntado sobre a participação nas aulas/atividades não presenciais promovidas, 88% dos estudantes responderam que, de alguma forma, têm participado e aprendido com as oportunidades de educação remota.
MAS1501: Contudo, há um desafio quanto aos outros 12%, que não acompanham as aulas, pois as principais causas da não participação são: falta e/ou instabilidade do acesso à internet (51,7%), a dificuldade no uso das plataformas online (35,7%), desmotivação (34,1%) e falta de espaço dentro de casa para estudo (13,9%), só para citar alguns desses motivos.
MAS1501: A respeito da avaliação dos estudantes sobre as aulas e atividades remotas promovidas pela escola, o nível de satisfação é de cerca de 68%. Segundo levantamento, as principais plataformas utilizadas pelas escolas são os grupos de Whats App (87%), interação via Class room (71%), Yout ube (38%) e chamadas de vídeo (31%), alinhados ao acompanhamento semanal de indicadores que seguem um plano de estudos, baseado no currículo escolar.
MAS1501: No entanto, em meio aos que demonstram dificuldades com as aulas remotas, há indicativos claros de dificuldades no acesso à internet e utilização de algumas plataformas. Parece óbvio que o mundo da tecnologia deve fazer parte do futuro da educação, de forma mais efetiva, inclusive nas escolas, a partir do reinício das atividades presenciais.
MAS1501: Por fim, algo que todos demonstram é a falta que os colegas fazem no processo de aprender, de construir conhecimento e estar preparado para vida. A importância da interação social, dos níveis de mediação, das relações interpessoais de cada sujeito responsável pela educação escolarizada, é algo indiscutível e agora muito mais valorizado por todos da escola e fora dela.
MAS1501: A interação entre membros mais experientes com menos experientes produz desenvolvimento, não apenas por meio da soma de experiências e saberes, mas na vivência das diferenças e essa é, especialmente, nossa riqueza na área da educação.
MAS1501: OBS.: O Brainly não deixa escrever nomes de outros “apps” então separei o nome deles em duas partes, ok
Perguntas interessantes