É mais fácil manter um movimento que iniciá-lo ou finalizá-lo. Certo ou errado?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Depende
Explicação:
Na vida real não pois a resistência do ar, força de atrito e forças dissipativas atuam como forças contrárias ao movimento e para manter seria necessário mais gasto de energia.
Já no contexto de uma prova teórica, em que as forças dissipativas são consideradas desprezíveis, a afirmação está correta pois para iniciar - ou finalizar - um movimento é necessária a ação de uma força, enquanto para manter o movimento, não é necessária a ação de uma força. Lembrando que a força resultante do sistema se dá pelo produto entre massa e aceleração.
F = m.a
Quando não há ação de uma força (F = 0), como a massa é uma medida constante (o corpo sempre tem a mesma massa), só pode significar que a aceleração vale 0, a aceleração de um corpo vale 0 em 2 situações: quando o corpo está em repouso ou quando o corpo está em movimento uniforme, neste ultimo a velocidade é constante.
Após a força inicial aplicada no objeto, ao fim desta, o objeto se manterá com uma velocidade constante até que outra força de sentido oposto ao movimento finalize-o.