é mais correto chamar de índio ou indigena?Justifique:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Esses conceitos são bastante complexos que possuem diferentes significados de acordo com contextos históricos, grupos ou segmentos da população que os utilizam.
Distinguiremos, desta forma, os conceitos de índios, indígenas, e povos indígenas.
O conceito de índio pode ser considerado em muitos casos um equívoco: quando os europeus chegaram à América, acreditavam estar na Índia, pois até então nosso continente era desconhecido. Sendo assim, o termo índio foi utilizado de forma indiscriminada para todas as populações encontradas aqui até então.
O conceito de indígenas faz menção, segundo o dicionário de língua portuguesa, ao “nativo, pessoa natural do lugar ou do país em que habita”. Esse termo, apesar de parecer mais correta, é uma categoria trazida de fora. Ou seja, é o colonizador que dá esse termo para fazer referência a essa população. Antes da chegada dos europeus, não havia termo utilizado pela população nativa para se designarem como coletivo. Cada povo ou etnia tinha sua própria denominação, da mesma forma que acontece hoje em dia.
Entretanto, como citado anteriormente, segundo contextos históricos ou temporais essas denominações são utilizadas. Por exemplo, na Bolívia, Venezuela e Argentina, recusam-se as categorias de índios e indígenas para se referir a esses povos. Utilizam-se, portanto, as denominações de povos originários ou nações originárias. Já no Brasil, houve uma reapropriação ou ressignificação dos nomes genéricos que durante a história tiveram conotação pejorativa. Isso aconteceu porque o movimento indígena brasileiro acreditava que era importante utilizar essas definições genéricas para se constituírem enquanto identidade conjunta e de união para a busca de direitos a essas populações.
Por fim, o conceito de povos indígenas é mais adequado frente ao uso do termo tribo. Por que? Porque segundo a antropologia, o termo tribo é utilizado para definir qualquer organização social associado ao nomadismo (do termo nômade). Essa organização social reúne pessoas a partir de um tipo de chefia com prestígio que consegue mobilizar pessoas principalmente a partir da guerra ou com objetivos específicos. Entretanto, essa chefia não possui poder permanente. E como estudos arqueológicos afirmam que não existiam grupos indígenas existentes no território brasileiro organizados como tribo, o termo passa a ser inválido. Havia sistemas políticos mais complexos, assim como ainda existem no Brasil e no restante do continente americano. Portanto, o conceito de tribo é inadequado para analisar todas as formas de organização política indígena.
Explicação: