É inegável que o hábito e o gosto pela leitura deveriam passar de pai para filho, ou seja, começar em casa, no seio familiar, na primeira infância, como já foi abordado anteriormente. A leitura como prática sociocultural deve estar inserida em um conjunto de ações sociais e culturais e não exclusivamente escolarizadas. No entanto, sabemos que, na maioria dos casos, isso não acontece. Dessa forma, constatamos que: A - A leitura, como prática sociocultural, deve estar inserida em um conjunto de ações sociais e culturais, sendo exclusivamente ações escolarizadas. B - É de responsabilidade da família apenas o incentivo à leitura, tendo em vista que a educação vem de casa. C - É na escola que a criança se torna (ou deveria se tornar) leitora, porque se trata da principal agência responsável pelo ensino do registro verbal da cultura; D - O acesso à leitura não significa ter acesso à escola e nela obter as habilidades e os conhecimentos necessários para a participação no mundo da escrita. E - Somente à escola cabe a responsabilidade de incentivar a criança no mundo da leitura.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c
Explicação:
É na escola que a criança se torna (ou deveria se tornar) leitora, porque se trata da principal agência responsável pelo ensino do registro verbal da cultura
Acerca do desenvolvimento do hábito de leitura nas crianças, é correto dizer que ocorre fundamentalmente na escola, já que esse ambiente é o principal responsável pelo ensino do registro verbal da cultura. Alternativa C.
O papel da escola no desenvolvimento dos leitores?
Apesar de muitos pais desempenharem um importante papel ao guiar os filhos pelo mundo da leitura, a exemplo da promoção de momentos de leitura compartilhada, e lhes fazer tomar gosto pela atividade, no ambiente escolar a criança poderá ter consistência.
Em sala de aula são desenvolvidas atividades que requerem leitura e interpretação de texto, inclusive durante a resolução de exercícios matemáticos, desse modo, ao contrário dos momentos descompromissados acontecidos no seio familiar, como a contação de histórias antes de dormir, o aluno passa a entender a seriedade e importância da leitura.
Aprenda mais sobre o desenvolvimento do hábito de leitura: brainly.com.br/tarefa/37688392
#SPJ2