É inegável o avanço alcançado pelas teorias integrantes da Escola Clássica da Administração. O advento da busca pela eficiência dos modelos taylorista-fordista, assim como a visão administrativa da teoria clássica de Fayol foram grandiosos divisores de águas no campo da ciência da administração. Todavia, mesmo com os êxitos alcançados, essas teorias foram alvos de diversas críticas, envolvendo os sistemas produtivos e administrativos abordados, em função de mudanças comportamentais na sociedade, fazendo surgir novas maneiras de pensar as questões organizacionais e administrativas. Com base no trecho apresentado, considere as seguintes afirmativas: I. O modelo mecanicista, característico das teorias da Escola Clássica, foi criticado devido à sua abordagem de organização como sendo um sistema fechado, ou seja, que não sofre influências do meio externo, dependendo somente de fatores internos. II. Os modelos Taylorista-fordista, assim como o da teoria clássica de Fayol, foram alvos de severas críticas, uma vez que desconsideravam totalmente os fatores humanos no ambiente organizacional. III. A teoria clássica, de Fayol, apesar de enfatizar as estruturas e desenvolver o comportamento e a visão administrativos, sofria críticas em função do caráter prescritivo e universalista de sua teoria. IV. Grande parte dos questionamentos direcionados à Escola Clássica eram provenientes dos trabalhadores e sindicatos, que alegavam que o modelo Taylorista-fordista era um modelo autocrático e desumano. Está correto apenas o que se afirma em:
II e III.
II, III e IV.
I e II.
I, III e IV.
I, II e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra D
Explicação:
A alternativa que apresenta as afirmativas corretas sobre as teorias da Escola Clássica da Administração é a letra D) I, III e IV.
A seguir, analisaremos cada uma das afirmativas apresentadas no enunciado a fim de conferir a sua veracidade:
I - A primeira afirmativa está CORRETA, uma vez que o modelo mecanicista levava em conta apenas as influências internas, e por isso era criticado.
II - A segunda afirmativa está ERRADA, pois Taylor e Ford levavam em conta os fatores humanos, que eram a harmonia, o incentivo e salários em dia.
III - A terceira afirmativa está CORRETA, visto que a teoria clássica de Fayol era criticada pelo descritivismo e universalismo.
IV - A quarta afirmativa está CORRETA, dado que os trabalhadores criticavam os modelos de Taylor e Ford por considerarem que os modelos eram injustos por conta da autocracia e condições miseráveis.
Veja questões relacionadas em:
https://brainly.com.br/tarefa/16816893