É indispensável refletirmos a questão da imigração europeia a partir de suas contribuições e efeitos na atual sociedade brasileira. A vinda de colonos provenientes do velho mundo pode ser compreendida, também, a partir de um projeto político, ou seja, enquanto um processo civilizatório. A partir de um ideal de que pessoas brancas eram superiores às demais, justificou-se o modelo de colonização ocorrida no Brasil. Não podemos esquecer, também, da centralidade das religiões europeias no processo de colonização e na construção de uma identidade nacional. Especialmente os jesuítas — que comandavam a educação no país — tiveram grande influência no que tange ao desenvolvimento intelectual, trazendo a perspectiva da escolástica e da filosofia universalista. SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 3. (Apostila) A partir do texto, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Os europeus que vieram para o Brasil consideravam as pessoas brancas mais desenvolvidas que as de outras etnias. PORQUE II. Jesuítas europeus eram os responsáveis por definir a forma como a educação seria desenvolvida no Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Sobre a imigração europeia e os jesuítas, temos que as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Os jesuítas eram padres pertencentes à Companhia de Jesus, que consistia em uma ordem religiosa da Igreja Católica. Seu principal objetivo era pregar o evangelho nos territórios conquistados. A fundação dessa ordem religiosa ocorreu em 1534.
Quando chegaram ao Brasil, os jesuítas cuidavam da catequese dos índios e da fundação de colégios católicos. Esses colégios católicos tinham as seguintes disciplinas em sua grade: lógica, latim, grego e retórica.
No período da colonização, a educação não possuía o atual sentido, visto que considerava apenas a base relacionada ao estado monárquico português. Visto que a instrução estava baseada apenas na formação de um governante, que deveria ser um líder virtuoso.
Então coube às ordens religiosas se responsabilizarem pela organização na colônia de Portugal. E realizar o estabelecimento das denominadas unidades educacionais com objetivos diversos.
Saiba mais sobre as ações dos jesuítas no Brasil em: brainly.com.br/tarefa/40966505
Bons estudos!