Saúde, perguntado por brunofranco201oz9xc2, 1 ano atrás

É incontestável que nas ultimas décadas a Odontologia Legal vem se sobressaindo como uma ciência forense fundamental na área legal. Em virtude da evolução, a identificação humana, se faz necessária em inúmeras circunstâncias, dentre as quais destacam-se os acidentes, desastres em massa e em estágios avançados de putrefação, onde o reconhecimento visual se torna impossível. Como prova as identificações realizadas por odontolegistas nos desastres em massa, alcançam aproximadamente 70% das identificações que se tem realizado mundialmente, sendo imprescindível citar que os elementos dentais são os órgãos mais duráveis do corpo humano. Por esse motivo e entre outros, todo Instituto Médico Legal possui habitualmente um profissional responsável pelo setor de Antropologia Forense, sendo a presença do odontolegista indispensável nessa equipe. Os métodos tradicionais de identificação, tais como a visual, a datiloscopia ou o exame de DNA, nem sempre estão disponíveis. Situações como essas, ressaltam a importância do cirurgião-dentista relevando as técnicas de identificação utilizadas em Odontologia Forense, área esta que vem se aprimorando, a cada dia, na busca de tecnologias que permitam resultados mais sensíveis, específicos e, a cada vez, mais rápidos.

Baseado nos textos relatados, no que consiste a identificação humana na odontologia?

Soluções para a tarefa

Respondido por motamedeiros
5

Um dos campos de atuação do cirurgião dentista é a perícia odontológica que cumpre um importante papel social, pois contribui enormemente para a avaliação dos mais diversos eventos civis, trabalhistas ou criminais.

Para que se proceda à identificação odontológica, é necessário que o cirurgião dentista responsável pelo atendimento daquele indivíduo tenha confeccionado e armazenado corretamente o prontuário odontológico de modo que as informações contidas possam ser utilizadas pelo perito.

Destacam-se entre eles: modelos de estudo, fotografias, odontogramas e radiografias. Estes documentos registram caraterísticas únicas, imutáveis e perenes do indivíduo, e são particularmente importantes quando o reconhecimento por técnicas habituais está inviabilizado.

E importante enfatizar que os dentes ocupam uma posição anatômica privilegiada, pois estão protegidos por lábios, bochecha e língua e estão constituídos pelos tecidos mais resistentes do corpo humano, sendo um dos últimos a sofrer danos frente a uma agressão externa.

Os dentes sometidos a altas temperaturas começam a se deteriorar com as mesmas chegando à casa dos 270º C, neste ponto as raízes dos dentes se tornam de cor negra, com 400ºC caem às coroas dentarias e somente aos 800ºC carboniza-se o esmalte, sendo a dentina mais resistente ainda.
Em maio de 1945, um grupo de patologistas russos encontrou o corpo de uma mulher perto do Bunker de Hitler, e por meio da identificação odontológica descobriu-se ser de Eva Braun. (S.Keiser-Nielsen,F.Strom)

O processo de identificação odontológica não e elementar como pode parecer, já que a simples substituição de um material restaurador, a realização de um tratamento endodôntico ou a colocação de um implante são ocorrências que devem ser cuidadosamente analisadas sob pena de estabelecerem pontos pseudo-divergentes.

Perguntas interessantes