É imprescindível desenvolver na escola uma proposta pedagógica que visa a formação integral da criança, que não seja dissociada da vida. Um aspecto importante é que precisamos levar em conta o sentido da fala para as crianças. Elas falam repetidas vezes a mesma coisa, e é assim que elas aprendem a se comunicar; contam coisas fantasiosas, e aprendem a usar seu campo imaginário, articulando as ideias. Muitas práticas pedagógicas ressaltam o escrever bem. Isso é importante. Mas antes de escrever bem, as crianças precisam falar, expressar, comunicar.Planeje DUAS atividades interessantes que possibilitem a criança falar, expressar, comunicar. Após, registre-a.
ALGUEM QUE TENHA FEITO PLANO DE AULA
Soluções para a tarefa
Resposta:
Cantar e ler
Explicação:
Cantar: ajuda o desenvolvimento da linguagem, a memorização e até a alfabetização da criança.
Exemplo: usar as músicas dos desenhos animados como principal aliada na hora de incentivar a criança a falar.
Ler: histórias é mais do que entretenimento para a criança, é também uma forma de exercitar a imaginação dela e ensiná-la a contar suas próprias histórias.
Exemplo: brincar de contar a história do desenho que ela assistiu ou do filme que gostou, ler livros e entrar totalmente na brincadeira colocando entonações diferentes para dar emoção.
Dessa forma, a criança será incentivada a falar mais – pode ser sobre a escola ou brincadeiras que fez com os coleguinhas – e irá praticar o uso de verbos.
São atividades simples como essas que podem ser feitas no dia-a-dia que estimulam a criança a falar e ainda trazem diversão para os pequenos.