Português, perguntado por Carlosjrt, 1 ano atrás

É impossível ser feliz sozinho ?

Leia o texto abaixo

A dependência irrefreável de estar rodeado de pessoas o tempo todo pode ser tão perigoso quanto qualquer outra droga psicotrópica: a abstinência de gente pode levar à tristeza profunda e à banalização do viver. Contudo, o tratamento é simples e não tem contra-indicações: aceitar os pequenos momentos em que estamos completamente solitários e desfrutá-los com o mesmo prazer que desfrutaríamos de um almoço de domingo com a casa cheia.

Mais essencial que o amor em sua forma genérica, é o nosso amor-próprio, que está intimamente ligado ao prazer em estarmos na nossa própria companhia, e ponto. A dependência irrefreável de estar rodeado de pessoas o tempo todo pode ser tão perigoso quanto qualquer droga psicotrópica: a abstinência de gente pode levar à tristeza profunda e à banalização do viver. Contudo, o tratamento é simples e não tem contra-indicações: aceitar os pequenos momentos em que estamos completamente solitários e desfrutá-los com o mesmo prazer que desfrutaríamos de um almoço de domingo com a casa cheia. Importante lembrar que a palavra solidão tem interpretações ambíguas, podendo significar estar só dentro de um espaço físico ou sentindo-se com a alma solitária em meio a uma multidão. Solidão nada tem a ver com a falta de pessoas ao nosso redor, e sim com um estado de espírito. Portanto, reveja seus conceitos.

Sobre o assunto abordado, o autor defende a tese de que

A) A aceitação dos pequenos momentos em que estamos sozinhos supera a solidão.

B) A palavra solidão tem interpretações ambíguas e significados diferentes.

C) A falta de amor próprio e não gostar de si mesmas são problemas para as pessoas.

D) A solidão é um estado de espírito e não está relacionada à interpretação com outras pessoas.

Me ajudem explicando as respostas erradas e certa.

Soluções para a tarefa

Respondido por JuarezJr
13
Olá.

O enunciado pede para marcarmos a opção que apresenta a TESE do texto, ou seja, a opinião, o ponto de vista, o posicionamento crítico do autor...

Sabendo disso, o item correto é o primeiro.
Alternativa A.

No texto, o autor condena a necessidade de sempre estar rodeado de pessoas e defende que é preciso aproveitar os momentos solitários, tentar ser feliz nesses momentos também. E para fundamentar essa tese, ele traz dois conceitos de solidão: um que tem relação com estar só, isolado de outras pessoas e outro que tem relação com o estado de espírito. Assim, ele mostra que o segundo conceito é o mais adequado, pois, sendo a solidão um estado de espírito, não há problema em ficar sozinho, sem ninguém por perto.
Portanto, a aceitação desses momentos solitários supera a solidão.


Bons estudos!

Carlosjrt: Só que não é não né ?
JuarezJr: Então eu não entendi o que diz o item D. Você entendeu?
Carlosjrt: Não.
Carlosjrt: A resposta é A mesmo?
JuarezJr: Para mim, o item que traz a TESE (a ideia principal ) defendida pelo autor é a letra A. Os outros itens podem até ter verdade (estão de acordo com o texto), mas não é o ponto principal que o autor defende.
Carlosjrt: Se você está dizendo ok então
JuarezJr: Se uma pessoa aceita esses momentos de solidão e tenta ficar bem consigo mesma, ela não sofre pela ausência do outro e, assim, supera (derrota) a solidão.
Carlosjrt: obrigado
JuarezJr: De nada. Depois você me retorna se estava correta ou não. Por favor!
Carlosjrt: Sim senhor
Respondido por ednahelioamor88
2

Resposta:

letra A

Não por que podemos superar isso fazendo outras coisas boas para nus alegrar

Tem coisas na nossa vida que são viagem e tem outras coisas que são destinados a outra viagem

Perguntas interessantes