Geografia, perguntado por analaura7133, 7 meses atrás

é impossivel que daqui a milhões de anos, existiam novos continentes na Terra?​

Soluções para a tarefa

Respondido por emanuelefp13
1

A camada externa da Terra, a crosta sólida sobre a qual andamos, é composta de pedaços quebrados, muito parecidos com a casca de um ovo quebrado. Essas peças, as placas tectônticas, se movem pelo planeta a velocidades de alguns centímetros por ano. De vez em quando, eles se juntam e se combinam em um supercontinente, que permanece junto por algumas centenas de milhões de anos. As placas então se dispersam e se afastam umas das outras, até que eventualmente — depois de outros 400-600 milhões de anos —voltam a se unir novamente.

Leia também:

+ Partes do Brasil e da China podem ter sido vizinhas há 2 bilhões de anos

+ Antártida já foi coberta por florestas há 250 milhões de anos

O último supercontinente, a Pangeia, se formou há cerca de 310 milhões de anos e começou a se desintegrar há cerca de 180 milhões de anos. Foi sugerido que o próximo supercontinente se formará em 200-250 milhões de anos, então estamos atualmente na metade da fase dispersa do atual ciclo do supercontinente. A questão é: como será o próximo supercontinente e por quê?

Existem quatro cenários fundamentais para a formação do próximo supercontinente: Novopangeia, Pangeia Ultima, Aurica e Amasia. Como cada forma depende de diferentes cenários, mas, em última análise, está ligada a como a Pangeia se separou e como os continentes do mundo ainda estão se movendo hoje.

O colapso da Pangeia levou à formação do oceano Atlântico, que ainda está se abrindo e se ampliando hoje. Consequentemente, o oceano Pacífico está se fechando e ficando mais estreito. O Pacífico é o lar de um anel de zonas de subducção ao longo de suas bordas (o "anel de fogo"), onde o solo oceânico é sugado, ou subduzido, para debaixo das placas continentais e interior da Terra. Lá, o antigo leito oceânico é reciclado e pode entrar em plumas vulcânicas. O Atlântico, em contraste, tem uma grande cadeia oceânica que produz uma nova placa oceânica, mas abriga apenas duas zonas de subducção: o Arco das Pequenas Antilhas, no Caribe, e o Arco Scotia, entre a América do Sul e a Antártida

Explicação:

Perguntas interessantes