É impossível pensar o Absolutismo sem mencionar o Mercantilismo. A união entre os dois pensamentos, um político e outro econômico, fez surgir o Estado Moderno.
Qual alternativa NÃO resume a relação entre ambos?
A)Com o absolutismo, os burgueses puderam contar com uma legislação unificada que garantia a centralização de impostos, estímulo ao comércio e uma única moeda em todo território.
B)As práticas mercantilistas privilegiavam o monopólio comercial e a busca de metais que ajudaram os monarcas absolutistas a consolidar seu poder frente à nobreza tradicional.
C)O mercantilismo representou a valorização da atividade agrícola, que possibilitou o soberano apoiar-se na nobreza feudal para fortalecer seu poder.
D) O Absolutismo e Mercantilismo andaram juntos, pois a centralização política beneficiava aos negócios da burguesia e o rei poderia contar com a financiação desta para seus projetos de expansão territorial.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa correta: c)
Explicação: O mercantilismo representou a valorização da atividade agrícola, que possibilitou o soberano apoiar-se na nobreza feudal para fortalecer seu poder. O mercantilismo era o conjunto de práticas que valorizava a atividade comercial e o absolutismo se apoiou na burguesia para consolidar seu poder.
É incorreto aquilo afirmado em C, de modo que é correta a alternativa C.
Diferente do feudalismo, o modelo econômico mercantilista tinha por base econômica o comércio, e não a agricultura, buscando maximizar as exportações.
Isto em muito favorecia economicamente a burguesia, que era a classe que tradicionalmente se dedicava a prática do comércio, e acabou reduzindo os poderes da Nobreza rural, que muitas vezes via o comércio como uma "atividade indigna". Com o crescimento do poder econômico, a Burguesia passou a adquirir uma posição política (embora ainda precária), se tornando séculos depois, por meio das revoluções burguesas, a classe que governava a Europa.
Mais sobre os burgueses em:
https://brainly.com.br/tarefa/293985