É importante salientar que a responsabilidade dos sócios poderá ou não estar atrelada à responsabilidade da empresa, pois depende da forma de sua constituição, a determinação da responsabilidade tributária. A responsabilidade dos sócios poderá ser subsidiária ou solidária, e cada espécie terá sua consequência jurídica estabelecida em lei. Diversas são as hipóteses de responsabilidade, e destaca-se em especial, o que está previsto no art. 134, VII, do CTN (BRASIL, 1966) e depois no art. 135, III, também do CTN (BRASIL, 1966). Trata-se, inicialmente, de os sócios terem praticado ato não-doloso, caso em que eles responderão subsidiariamente pela dívida da sociedade.
BRAGA, Luiz Felipe Nobre. Legislação Empresarial Aplicada. Editora e Distribuidora Educacional S.A. Londrina: 2019.
Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I – É comum a hipótese de o sócio ser responsabilizado por obrigações tributárias, quando praticar atos com violação de poderes, lei, contrato social ou estatuto.
II – O tema dos coobrigados (duas ou mais pessoas obrigadas ao inadimplemento tributário) diz respeito à solidariedade.
III – A coobrigação ocorre quando apenas uma pessoa tenha interesse na situação que constitua o fato gerador da obrigação principal e, depois, nos casos especificados em lei.
IV – Quando o sócio-administrador pratica ato fraudulento, sua responsabilidade tributária será pessoal e não solidária (junto com a pessoa jurídica) ou subsidiária (depois de se avançar sobre o patrimônio da pessoa jurídica).
É correto APENAS o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I e II.
b.
I, III e IV.
c.
II, III e IV.
d.
I, II e III.
e.
I e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
28
Resposta:
LETRA E - I e IV
Explicação:
Está no livro de Legislação Empresarial Aplicada, pag 121.
CORRIGIDA PELO AVA.
Respondido por
5
Resposta:
a. I e IV.
Explicação:
Corrigido pelo Ava
Perguntas interessantes
Inglês,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Direito,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás