Ed. Técnica, perguntado por julihhlimahh4914, 4 meses atrás

"É importante ressaltar que desde a Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959, a criança passa a ser considerada sujeito de direitos. No entanto, o levantamento realizado neste estudo demonstrou que nem a citada Declaração, nem o Ano Internacional da Criança (1979) e nem a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) foram suficientes para impactar a produção acadêmica sobre a criança como sujeito de direitos" (GONÇALVES, 2016, p. 4). "Isto só ocorreu a partir do ano 2000, com a inserção nos programas de pós-graduação do país, na área da Educação, de uma nova literatura denominada Sociologia da Infância e, com mais intensidade, a partir de 2010, como resultado da ampliação do Ensino Fundamental para 9 anos (Lei 11. 274/2006) que afetou sobremaneira a estrutura e as finalidades da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental" (GONÇALVES, 2016, p. 4). GONÇALVES, Gisele. A CRIANÇA COMO SUJEITO DE DIREITOS: LIMITES E POSSIBILIDADES. Reunião Científica Regional da ANPED. Curitiba: UFPR, 2016. De acordo com o conteúdo apresentado nos excertos do texto de Gisele Gonçalves (2016), analise as afirmações a seguir: I. A produção acadêmica sobre a temática dos direitos da criança não teve acréscimo a partir dos marcos legais legitimadores. II. A luta sociopolítica em torno dos direitos da criança demonstraram a necessidade de avançar nos estudos para legitimar a criança como sujeito de direitos. III. Não houve interesse significativo da academia na produção de conteúdo didático ou livros infantis, por ocasião da condição da criança como sujeito de direitos. É correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por ProfessoraOrtega
9

Sobre a Declaração Universal dos Direitos da Criança é importante instrumento para destacar a importância que está presente na proteção e direitos das crianças e adolescentes, tendo em vista a luta sociopolítica para que essas leis sejam cumpridas e os direitos preservados de milhares de crianças e adolescentes.

Sendo assim a alternativa correta, assertiva II.

O que é Declaração universal dos direitos da criança?

É um documento internacional que tem como objetivo promover o direito a crianças e adolescentes, adotada pela Assembléia Geral da ONU no ano de 1989.

Mas somente entrou em vigor no ano seguinte, sendo um documento importante na construção da história dos direitos humanos universal.

A Declaração universal dos direitos das crianças, visa proteger os direitos as crianças e desenvolver um suporte que garanta a sua proteção e direito a igualdade.

Sendo assim as crianças devem ter meios para o seu desenvolvimento, procurar recursos e ajuda em momentos de necessidade, prioridade nos socorros, proteção contra a exploração e maus - tratos, liberdade econômica, direito a educação e dever social

Saiba mais sobre a Declaração Universal dos Direitos da Criança aqui: https://brainly.com.br/tarefa/29484428

#SPJ4

Perguntas interessantes