Pedagogia, perguntado por josenesantos48, 1 ano atrás

É importante ressaltar que a gestão escolar deve estar explícita no projeto político-pedagógico da escola, para que tudo que nele foi descrito de fato aconteça. Para facilitar a compreensão de como se pode transformar os conceitos da gestão em ações práticas, Souza (2011) divide a gestão escolar em três áreas interligadas de modo sistêmico: gestão pedagógica, gestão de recursos humanos e gestão financeira.

Sobre a gestão pedagógica, elabore um texto explicando o que você compreendeu sobre ela, destacando principalmente o que é gestão pedagógica, sua importância e seu(s) objetivo(s).



QUESTÃO B

A coordenadora pedagógica de uma escola pública, convocou o corpo docente para um treinamento. E, para iniciar o processo, começou com essa frase de Assmann (1998, p. 32):

“A educação só consegue bons resultados, quando se preocupa em gerar experiências de aprendizagem, criatividade para construir conhecimentos e habilidades para saber acessar fontes de informação sobre os mais variados assuntos”.

O objetivo era fazer uma reflexão sobre as práticas educativas dentro da instituição de ensino. Mas, duas professorar mais antigas, ficaram ofendidas e reagiram à proposta fazendo afirmações do tipo: “Agora teremos que deixar os alunos mexer no celular e não prestar mais atenção na gente ensinando?”, e “A educação sempre funcionou. O problema não é o método da gente, é sim, essa geração que não quer aprender!”. E, acabou virando um debate sem controle.

O que você, enquanto coordenador(a) pedagógico(a), faria, para devolver o foco do treinamento? Como faria a argumentação para defender e explicar o motivo pelo qual essa frase faz todo o sentido para os processos educativos para a sociedade dos dias de hoje?

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
27

Como coordenador pedagógico, a atitude correta seria considerar o argumento das professoras, no sentido de dar razão relacionado ao mal comportamento cada vez mais presente nos alunos da geração atual.

Todavia, reforçaria a oportunidade como uma forma de estabelecer novas propostas pedagógicas, que visassem a construção de processos educativos mais eficientes, baseados em estatísticas, de acordo com a literatura mais recente.

Perguntas interessantes