É importante quantificar como o organismo dos atletas reage a estímulos externos, quanto ao ponto de vista fisiológico, metabólico, psicobiológico e comportamental. Para a quantificação dos resultados, a carga interna de treinamento reflete uma resposta aos estímulos aplicados aos atletas. Existem diferentes formas para quantificar a carga interna de treinamento, em especial, utiliza o resultado da frequência cardíaca (FC), concentração sanguínea de lactato sanguíneo [La] e percepção subjetiva de esforço (PSE). O primeiro a propor uma alternativa para quantificação da carga interna de treinamento foi o Banister (1991) cujo método ajustou p lactato sanguíneo [La] com a fração da resposta da frequência cardíaca (FC), a partir de um ajuste exponencial.
PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá - PR.: Unicesumar, 2020. (adaptado).
Considerando o texto apresentado e de como o método ficou conhecido, seu significado e sua eficácia, avalie as afirmações a seguir.
I. O método proposto por Banister, ficou conhecido como TRIMP.
II. O método TRIMP, ou “Training Impulses”, significa impulsos de treinamento.
III. O cálculo do método se dá pelo resultado da multiplicação entre a duração da sessão de treinamento e pela frequência cardíaca de reserva(FCres).
IV. O método TRIMP de Banister é pouco conhecido, pois a utilização para quantificar a carga interna de treinamento em atividade submáximas, é ineficaz em atividades intermitentes de alta intensidade porque aponta oscilações e resultados aleatórios.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
II e IV apenas
Explicação:
Página 147
Perguntas interessantes
Saúde,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Filosofia,
6 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás