Biologia, perguntado por tatapaula, 1 ano atrás

É importante, para a adequada instrumentação endodôntica, que haja um ponto fixo coronário de referência, para que a medida dos comprimentos de trabalho dos canais seja sempre a mesma, independentemente da técnica endodôntica utilizada. Uma vez estabelecida essa referência coronária, o comprimento de trabalho é obtido pela distância entre esta referência e a zona de constrição apical considerada o limite da instrumentação endodôntica. Analise as alternativas e assinale a correta quanto ao ponto de referência apical mais importante para a instrumentação endodôntica: Escolha uma: a. Junção cemento esmalte. b. Junção ou limite cemento-dentina-canal – CDC. c. Junção mucogengival. d. Constrição de trabalho apical. e. Ponto fixo de trabalho.

Soluções para a tarefa

Respondido por thomaznicoly
24

Resposta:

B) Junção ou limite cemento-dentina-canal(CDC).

Explicação:

Respondido por vchinchilla22
0

Considerando o ponto de referência apical mais importante para a instrumentação endodôntica, determinamos como resposta correta a letra B) Junção ou limite cimento-dentina-canal – CDC.

Junção cimento-dentina

A junção cemento-dentinária (CDU), também chamada limite cemento-dentinário (LC-D), é onde o cone dentinário encontra o cemento. O seu diâmetro médio corresponde a 224 µm em pacientes jovens e 210 µm em adultos. Esta junção é considerada o limite de trabalho apical para preparo e obturação.

Terapia endodôntica

O limite apical na instrumentação do sistema de canais radiculares é um dos temas mais discutidos na terapia endodôntica. Ao tentar encontrar o comprimento de trabalho, vários fatores serão considerados:

  • Leitura e interpretação radiográficas auxiliando-nos com lupas.
  • Obtenção de diferentes abordagens que complementam a ortorradiografia.

Atualmente existem outros recursos como a radiografia digital e a tomografia que auxiliam na elucidação de casos complexos.

Saiba mais sobre terapia endodôntica em: https://brainly.com.br/tarefa/25034328

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes