É importante observarmos que o emprego adequado da fonte musical demanda que o docente em História adote critérios e métodos. Em linhas gerais, a utilização de canções em sala de aula deve ser feita dentro de um trabalho que oriente o aluno acerca de que canções são expressões artísticas. Neste sentido, leia atentamente a letra musical abaixo e considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
CÁLICE (CRIOLO)
Como ir pro trabalho sem levar um tiro
Voltar pra casa sem levar um tiro
Se as três da matina tem alguém que frita
E é capaz de tudo pra manter sua brisa
Os saraus tiveram que invadir os botecos
Pois biblioteca não era lugar de poesia
Biblioteca tinha que ter silêncio,
E uma gente que se acha assim muito sabida
Há preconceito com o nordestino
Há preconceito com o homem negro
Há preconceito com o analfabeto
Mas não há preconceito se um dos três for rico, pai.
A ditadura segue meu amigo Milton
A repressão segue meu amigo Chico
Me chamam Criolo e o meu berço é o rap
Mas não existe fronteira pra minha poesia, pai.
Afasta de mim a biqueira, pai
Afasta de mim as biate, pai
Afasta de mim a cocaine, pai
Pois na quebrada escorre sangue, pai.
Pai
Afasta de mim a biqueira, pai
Afasta de mim as biate, pai
Afasta de mim a coqueine, pai.
Pois na quebrada escorre sangue.
I. Esta música do rapper Criolo, inspirada pela famosa música da década de 1970 de Chico Buarque, narra os medos e dificuldades de quem vive na periferia e precisa lutar contra as instituições e a pressão imposta pelos traficantes. Nesse sentido, trata-se de um documento apropriado para o trabalho com escolas da periferia, uma vez que alunos de colégio elitizados não compreenderão tal contexto.
PORQUE
II. Letras e musicalidades são produzidas no sentido de produzir convencimentos sobre este ou aquele discurso que é objeto da mesma.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
A arte, muitas vezes, é utilizada como forma de produção crítica, realizando uma denúncia da realidade. Porém, nem sempre o objetivo é o convencimento do sobre o discurso. Por isso, as assertivas são falsas (alternativa correta 5).
A crítica na produção musical
As letras de músicas podem conter críticas, mas não necessariamente possuem como objetivo o convencimento do interlocutor. Além disso, textos como a música de Criolo podem ser trabalhadas em diversos ambientes escolares de níveis sociais diferentes.
Levar esses textos a ambientes diferentes faz com que o discurso se espalhe e os alunos de outros locais possam entrar em contato com realidades diferentes.
Leia mais sobre desigualdade social em:
https://brainly.com.br/tarefa/22345021
Resposta:
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
Explicação: Página 123 do livro da Unicesumar.