É importante considerar que as palavras, ou, a disposição delas nas frases, ocorre de maneira diferente, com funções diferentes. Mas, o que faz com os termos não tenham as mesmas funções? Para entender essa questão, analise a seguinte construção:
Meus vizinhos arranjaram um cachorro horrivelmente barulhento.
Por que não poderíamos, por exemplo, dizer que “meus vizinhos” têm a mesma função na oração que “um cachorro barulhento?
Qual é a função atribuída a cada uma das sentenças citadas anteriormente e por que exercem comportamentos gramaticais diferentes no sintagma oracional descrito?
Soluções para a tarefa
A gramática possui um código que explica e torna possível a contrução de orações, que dá nomes e funções a termos, de acordo com a forma como eles são utilizados em uma estrutura textual, como as orações do caso em tela.
Desse modo, ao analisarmos a oração "Meus vizinhos arranjaram um cachorro horrivelmente barulhento." temos as respectivas funções para cada segmento grafado pela questão:
1. "Meus vizinhos" trata-se de sujeito simples da oração, com núcleo em "vizinhos". Eles são quem, de fato, realizaram a ação de arranjar um cachorro.
2. "um cachorro barulhento" é objeto direto do verbo arranjar, dado que este não pede preposição e tem o trecho em destaque completando o seu sentido.
Desse modo, os diferentes trechos, na oração apresentada, possuem funções gramaticais distintas.
Resposta:
não sei essa resposta
Explicação: