ENEM, perguntado por ubiratanmalta, 11 meses atrás

É fundamental que se entenda todos os aspectos referentes à sexualidade, antes de construir um conceito acerca da ética e da sexualidade. Para iniciar, vamos discutir sobre identidade e gênero. Nesse sentido, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA. a. Identidade é uma construção social e cultural, e, portanto, mutável e que sua construção se dá por meio da diferença e não fora dela, ou seja, toda identidade tem necessidade daquilo que lhe “falta”. b. O conceito de gênero que pretendo enfatizar está ligado diretamente à história do movimento feminista contemporâneo constituinte desse movimento, ele está implicado linguística e politicamente em suas lutas e, para melhor compreender o momento e o significado de sua incorporação, é preciso que se recupere um pouco de todo o processo. c. Identidade significa o ponto de encontro, o ponto de sutura, entre, por um lado, os discursos e práticas que tentam nos “interpelar”, nos falar ou nos convocar para que assumamos nossos lugares como os sujeitos sociais de discursos particulares e, por outro lado, os processos que produzem subjetividades, que constroem como sujeitos aos quais se pode “falar”. d. É necessário pensar o gênero de modo plural, levando-se em conta que as representações de homem e mulher são diversas. É fundamental levar em conta que as concepções de gênero diferem não apenas entre as sociedades e momentos históricos, mas no interior de uma dada sociedade, ao consideramos os diversos grupos – étnicos, religiosos, raciais, de classe – que a constituem. e. O entendimento de que existe uma separação entre sexo e gênero tem norteado a ideia de que o sexo é socialmente construído e gênero é natural, ou seja, biológico.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
25

Olá!

A resposta INCORRETA é e. O entendimento de que existe uma separação entre sexo e gênero tem norteado a ideia de que o sexo é socialmente construído e gênero é natural, ou seja, biológico.

Dessa forma, observa-se que a construção de gênero compreende um aspecto cultural, em que o individuo encontra-se sujeito a crenças e valores que estão presentes em sua sociedade.

Já o conceito de sexo, se define como algo estritamente biológico, independente de qualquer variável social.

Respondido por ferretti
5

É fundamental que se entenda todos os aspectos referentes à sexualidade, antes de construir um conceito acerca da ética e da sexualidade. Para iniciar, vamos discutir sobre identidade e gênero. A alternativa incorreta é a da letra e) O entendimento de que existe uma separação entre sexo e gênero tem norteado a ideia de que o sexo é socialmente construído e gênero é natural, ou seja, biológico

Vamos conferir alternativa por alternativa:

  • a. Identidade é uma construção social e cultural, e, portanto, mutável e que sua construção se dá por meio da diferença e não fora dela, ou seja, toda identidade tem necessidade daquilo que lhe “falta”: correto. A identidade é uma ideia dependente da noção de diferença. Só é possível saber quem eu sou, quando me deparo com alguém que é diferente de mim, alguém que eu não sou.
  • b. O conceito de gênero que pretendo enfatizar está ligado diretamente à história do movimento feminista contemporâneo constituinte desse movimento, ele está implicado linguística e politicamente em suas lutas e, para melhor compreender o momento e o significado de sua incorporação, é preciso que se recupere um pouco de todo o processo: correto. Para se compreender a história das discussões de gênero, é preciso se debruçar sobre o movimento feminista, principalmente contemporâneo, que é quem tem defendido pautas ligadas a essa temática.
  • c. Identidade significa o ponto de encontro, o ponto de sutura, entre, por um lado, os discursos e práticas que tentam nos “interpelar”, nos falar ou nos convocar para que assumamos nossos lugares como os sujeitos sociais de discursos particulares e, por outro lado, os processos que produzem subjetividades, que constroem como sujeitos aos quais se pode “falar”: correto. A noção de gênero se liga diretamente a discussão linguística, que relativiza o mundo moral e filosófico sob a perspectiva da auto-identificação.
  • d. É necessário pensar o gênero de modo plural, levando-se em conta que as representações de homem e mulher são diversas. É fundamental levar em conta que as concepções de gênero diferem não apenas entre as sociedades e momentos históricos, mas no interior de uma dada sociedade, ao consideramos os diversos grupos – étnicos, religiosos, raciais, de classe – que a constituem: correto. A perspectiva de gênero entende que a sociedade não é estruturada de forma sólida, mas, pelo contrário, depende das interpretações variáveis dadas por cada época e contexto.
  • e. O entendimento de que existe uma separação entre sexo e gênero tem norteado a ideia de que o sexo é socialmente construído e gênero é natural, ou seja, biológico: falso. O pensamento da teoria de gênero é contrário a essa perspectiva, que entende, na realidade, o sexo como ligado a biologia, e o gênero como ligado a condição social e cultural.

Algumas autoras e autores importantes para se discutir as questões de gênero hoje:

  1. Judith Butler;
  2. Simone de Beauvoir;
  3. Michel Foucault;
  4. Jacques Derrida;

Agora que você já sabe que é fundamental que se entenda todos os aspectos referentes à sexualidade, antes de construir um conceito acerca da ética e da sexualidade, aprofunde seus conhecimento sobre o tema:

Os direitos humanos na Constituição Federal

https://brainly.com.br/tarefa/18712779

Sobre o racismo institucional

https://brainly.com.br/tarefa/18702605

Problemas da atualidade

https://brainly.com.br/tarefa/19088030

-

Matéria: ENEM

Nível: Ensino médio

Perguntas interessantes