É função de primeiro grau, alguém pode ajudar?
Soluções para a tarefa
Resposta com explicação passo-a-passo:
Unidade produzida: x
1) Custo C (C) = Custo fixo (80) + custo por unidade (15) . x
Resposta: Letra B
C = 80 + 15x
2) É só aplicar a fórmula:
C = 80 + 15x
Para x = 20
C = 80 + 15 . 20
C = 80 + 300
C = 380
Resposta: Letra C
R$ 380,00
.
.
Explicação passo-a-passo:__________✍
.
☺lá, como estás nestes tempos de quarentena⁉ Como vão os estudos à distância⁉ Espero que bem❗
.
Confira mais adiante um resumo sobre modelagem e funções de primeiro grau. ☔
.
_________________________________
1)_______________________________✍
.
Sabemos que o valor total para produção é dado pela soma do valor fixo de 80 reais mais um valor de 15 reais por produto, sendo a quantidade produtos igual a x. Portanto temos que
.
➡ C = 80 + x * 15
.
✅
.
2)_______________________________✍
.
Para descobrirmos o valor gasto com 20 unidades basta substituirmos x por 20 na nossa equação
.
➡ C = 80 + x * 15
➡ C = 80 + 20 * 15
➡ C = 80 + 300
➡ C = 380 reais
.
✅
.
____________________________________
FUNÇÕES DE PRIMEIRO GRAU
____________________________________
.
Chamamos de função polinomial de grau 1 uma f(x) que o maior monômio tenha grau 1. Sendo de grau 1 (f(x) = ax + b ou f(x) = mx + n) teremos graficamente uma reta
.
➥ De inclinação igual a a (chamado coeficiente angular) sendo que se a>0 então a inclinação será positiva (x e y grandezas diretamente proporcionais) e se a<0 então a inclinação será negativa (x e y grandezas inversamente proporcionais). Mas e se a = 0? O coeficiente angular nada mais é do que a tangente do ângulo formado pelos dois pontos A e B conhecidos e o eixo das abscissas, sendo a distância entre A e B a hipotenusa de um triângulo retângulo formado por catetos paralelos aos eixos de medidas iguais a variação em y e a variação em x de um ponto até outro.
.
.
➥ Que passa pelo eixo y, ou seja, quando x=0, em b (chamado coeficiente linear).
.
O gráfico dessa função pode ser facilmente traçado tendo em vista que por ser uma reta bastam dois pontos para encontrá-la, ligando estes pontos. Um destes pontos nós já temos (0,b) e o outro podemos obter igualando y à zero e encontrando, por manipulação algébrica da equação, o valor de x que equivale à posição no eixo x por onde a reta passa (x,0).
Temos que, graficamente, quando dizemos que um ponto P = (a,b) queremos dizer que o ponto P está situado nas coordenadas x = a e y = b, pois esta é a forma de identificarmos o "endereço" do ponto. Chamamos (a,b) de par ordenado.
.
____________________________________
MODELAGEM
____________________________________
.
Temos que nosso primeiro passo é transformar nosso problema real para uma linguagem algébrica. A isso damos o nome de modelagem que é quando damos nomes aos nossos valores desconhecidos e convertemos para a linguagem algébrica todas as relações matemáticas possíveis para que então possamos trabalhar de forma mais prática e eficiente sobre o nosso problema. Após nomearmos nossos valores desconhecidos com letras do nosso alfabeto, com letras do alfabeto grego, com emojis ou com o símbolo que preferirmos (matemáticos dão preferência por x, depois y e depois z por uma série de razões) e estabelecermos todas as relações entre eles podemos então explorar essas relações para tentar encontra a(s) solução(ões) que satisfazem nosso problema.
.
.
.
_______________________________✍
☕ Bons estudos.
(Dúvidas nos comentários) ☄
__________________________✍
☃ (Experimente o App Brainly) ☘
.
.
.
"Absque sudore et labore nullum opus perfectum est."