Direito, perguntado por nicolethays, 6 meses atrás

É fato que, no Brasil, existe uma cultura muita litigiosa, fazendo com que as pessoas, de forma bastante automática, levem os seus problemas para o Judiciário. Isso faz com que exista uma piora nos ânimos de todas as partes envolvidas. Até mesmo a montagem da peça, por parte dos advogados, pode piorar a situação, já que os termos utilizados podem agravar o humor de todos. Com a adoção do novo Código de Processo Civil (CPC), houve maior estímulo à resolução de conflitos de forma alternativa, rápida e objetiva. Vamos supor que você foi chamado para uma mesa-redonda de uma associação comercial, na qual explicará alguns pontos essenciais desse tipo de processo aos participantes. O que lhe perguntam é o seguinte: como deve ocorrer o processo de mediação ou conciliação e quais as vantagens que isso pode trazer para todas as partes envolvidas? Quais seriam os aspectos importantes a serem destacados? Lembre-se de explicar para o público como o perito pode agir assegurando a correta definição de valores e acordo entre as partes.

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaspeth
6

Resposta:

Tanto a mediação quanto a conciliação podem ser usadas para a resolução, de forma mais amigável, para qualquer tipo de conflito, passando por questões que envolvem propriedade, consumo, contratos em geral, entre outras.

A mediação é um processo mais formal, em que as partes recebem o auxílio de um terceiro, que deve ser imparcial em relação a estas. Este também pode ser substituído por um painel de pessoas. Já a conciliação é um processo mais breve, que nasce de um ajuste entre as partes com o objetivo de resolver o conflito a partir da interposição do acordo. Este também é mediado por um terceiro ou um painel sem interesse na causa, o conciliador, que apenas irá sugerir uma solução.

Um perito contábil sempre será o responsável por calcular os valores envolvidos em um processo, sendo aquele que definirá quanto cada parte será responsável por cobrir, seja de despesas relativas ao processo ou de valores julgados como pagáveis ao final de todas as análises, tanto em mediação quanto em conciliação.

Respondido por moraescamilab
1

A mediação e a conciliação são métodos que geralmente são utilizados para solucionar conflitos de um modo amigável, sem a necessidade de todo um processo judicial, desta forma qualquer conflito pode ser solucionado facilmente, agradando ambas as partes.

Mediação e conciliação em conflitos

O perito contável é a pessoa responsável por realizar todos os cálculos dos custos que envolvem um processo judicial, o mesmo faz a definição de quanto cada parte deverá pagar, tanto com as despesas do processo quanto com o que será pago após a decisão judicial, até mesmo os gastos com a mediação ou conciliação.

Estude mais sobre mediação em: https://brainly.com.br/tarefa/20822288

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes