É fato que a LDB 9394/96 orientou as políticas educacionais do Brasil, mudando as características organizacionais das escolas públicas. Contudo, a partir da leitura realizada de SOUZA (2003), podemos observar a existência de uma discussão ampla do poder dentro da escola, e que toma dimensão relevante na identificação do que é exatamente essa instituição escolar e sua gestão.
Assim, na primeira etapa, procure desenvolver uma análise de como o autor coloca a sua atenção para o aspecto padronizador das reformas educacionais na América Latina e de como é levantado o conceito de “reforma educacional”.
Após isso, em uma segunda etapa, trace um resumo crítico sobre as reformas descentralizadoras, como são abordados os conceitos e todo o processo que implica a autonomia escolar.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Olá!
A reforma educacional na América Latina atualmente se encontra relacionada a atualização e modernização dos currículos educacionais e das diretrizes escolares.
Sendo assim, os educadores e gestores precisam se atentar para as modificações visando os novos parâmetros de educação interdisciplinar e baseando-se na análise e não tanta na técnica. Existem diversos questionamentos a autonomia escolar pelo fato de envolver mais a fundamentação.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas interessantes