Português, perguntado por bruno9139, 1 ano atrás

É FALSA a seguinte arfimação:

A) Na dissertação de caráter argumentativo, não basta expor ideias: é necessário explicá-las através de opiniões e argumentos que convençam o leitor de que a ideia defendida está correta. Dizemos que é um texto argumentativo porque defende uma tese e dissertativo porque utiliza explicações para justificar essa tese.

B) A dissertação-argumentativa tem uma estrutura bem definida; normalmente, apresenta sua tese e depois a defende. Inicia-se, portanto, com a apresentação da tese na introdução, que é defendida pelos argumentos desenvolvidos nos parágrafos seguintes e, por fim, retomada na conclusão, com o reforço dos argumentos elencados.

C) Em um outro tipo de estratégia, o autor da dissertação-argumentativa pode começar apresentando os argumentos primeiro e seu desdobramento lógico leva à tese; assim, conduz-se o raciocínio do leitor, de maneira que ele chegue à mesma conclusão que o texto à medida que lê.

D) Dissertar é falar sobre algo, sobre determinado assunto; é expor; é debater. Dissertar é expor os conhecimentos que se tem sobre um assunto ou defender um ponto de vista sobre um tema, por meio de argumentos.

E) Nenhuma das alternativas.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
8

É FALSA a seguinte afirmação:

Alternativa C.

A estrutura da dissertação-argumentativa é muito bem definida.

O texto é dividido em: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução (primeiro parágrafo), é apresentada a tese, que será defendida com argumentos nos parágrafos seguintes.

No desenvolvimento, ocorre a apresentação do argumentos.

Na conclusão, a tese é retomada e é apresentada uma opção de intervenção para solucionar o problema.

Perguntas interessantes