É exclusivamente na minha pessoa que reside o poder soberano. É só de mim que os meus tribunais recebem a sua existência e a sua autoridade; a plenitude dessa autoridade, que eles exercem senão em meu nome, permanece sempre em mim, e o seu uso não pode nunca ser voltado contra mim, é a mim unicamente que pertence o poder legislativo sem dependência e sem partilha. A ordem pública inteira emana de mim, os direitos e interesses da nação, de que se ousa fazer um corpo separado do monarca, estão necessariamente unidos com os meus e repousam unicamente nas minhas mãos. Freitas, g. De (org. ). 900 textos e documentos de história. Lisboa: plátano, 1978. A partir do discurso do governante, o regime descrito se fundamenta na seguinte teoria política:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Ao ler o discurso do governante em questão, é possível notar que o regime político descrito se fundamental da teoria política do Absolutismo.
Absolutismo
O regime político pautado na teoria de que todo o poder pertence e emana do governante consiste no Absolutismo, o qual surgiu no fim da Idade Média. Sabe-se que a sociedade era dividia em Rei, Clero, Nobreza e servos. Dessa forma, com a implantação do Absolutismo, apenas o rei possuía o poder de decisão sobre as questões políticas. Assim, a nobreza perdeu grande parte de sua importância na política.
Outra questão sobre absolutismo:
https://brainly.com.br/tarefa/6213308
#SPJ4
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
Química,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás