"É exclusivamente na minha pessoa que reside o poder soberano (...) é só de mim que os meus tribunais recebem a sua existência e a sua autoridade; a plenitude dessa autoridade, que eles não exercem se não em meu nome, permanece sempre em mim, e o seu uso não pode ser voltado contra mim e a mim unicamente que pertence o poder legislativo sem dependência e sem partilha (...) a ordem pública inteira emana de mim, e os direitos e interesses da Nação, de que se ousa fazer um corpo separado do Monarca, estão necessariamente unidos com os meus e repousam unicamente em minhas mãos". (Gustavo de Freitas, 900 TEXTOS E DOCUMENTOS DE HISTÓRIA.)
O regime político mencionado no discurso do Rei é:
a. República Absolutista.
b. Monarquia Parlamentarista Representativa.
c. República Parlamentarista.
d. Monarquia Absolutista.
e. República Federalista Presidencialista.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação:
Monarquia absolutista é quando o rei tem todos os poderes, como da pra entender com este texto
A Monarquia Absolutista é o regime político mencionado no discurso do Rei, onde ele se descreve como um poderoso soberano. Alternativa D.
Monarquia Absolutista
O texto de Gustavo de Freitas relata o quão independente o rei se sentia ao afirmar que não prestava contas sobre suas decisões para demais setores do governo, até porque o poder legislativo estava sob suas ordens, não devendo ninguém mais interferir ou questionar tal autoridade.
Na Monarquia Absolutista também denominada Absolutismo não existia a descentralização do poder, como o nome sugere, o governante ou monarca concentrava todas as manobras políticas, se dizendo um representante divino, não obstante, aceito e temido pela força popular.
Contrariá-lo era heresia, uma ação que uma sociedade dominada por preceitos católicos jamais tomaria, temendo, por fim, a condenação eterna.
Mais sobre a Monarquia Absolutista: brainly.com.br/tarefa/1840958
#SPJ2