E empresa X veiculou uma campanha publicitária com uma atriz famosa e grande notoriedade na mídia nacional, onde a atriz apresentava um produto com uma fórmula rápida de emagrecimento. Entretanto, não havia comprovação cientifica para tal fato, ou seja, não se pode comprovar que o produto de fato atende ao que se diz na campanha publicitária. Maria, dona de casa, estava infeliz com seu corpo e ao assistir a propaganda comprou o produto. Após 45 dias utilizando o referido produto, Maria se deu conta de que produto não tinha eficácia e percebeu que investiu dinheiro em um produto ineficaz. Em nosso material didático, vimos sobre a propaganda, que pode ser enganosa ou abusiva. Com base no caso citado acima, diferencie propaganda enganosa e propaganda abusiva, e, responda que tipo de propaganda foi utilizada pela empresa X.
Soluções para a tarefa
Com base no caso da empresa X que veiculou uma campanha publicitária onde uma atriz apresentava um produto com uma fórmula rápida de emagrecimento e sem comprovação, podemos apontar que o tipo de propaganda foi utilizada pela empresa X trata-se de propaganda enganosa.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, é enganosa toda propaganda que seja "inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços."... Ou seja,
Maria foi induzida ao erro, pois o que a propaganda dizia não era verdade, ela foi induzida ao erro, bem como classifica o Artigo 37 inciso 1 do Código de Defesa do Consumidor.