É crescente a quantidade de matérias na televisão, rádio, revistas e internet com informações e recomendações sobre alimentação e saúde. Entretanto, a utilidade da maioria dessas matérias é questionável. Com louváveis exceções, tendem a enfatizar alimentos específicos, propagados como “superalimentos”, e ignoram a importância de variar e combinar alimentos. Nessa medida, induzem modismos e levam à depreciação de alimentos e práticas alimentares tradicionais. Não raro alimentação saudável é confundida com dietas para emagrecer. Por vezes, matérias que se dizem informativas são na verdade formas veladas de fazer publicidade de alimentos ultraprocessados."
Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2017.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Como nutricionista e cidadão é importante que haja discussão sobre os temas relacionados a alimentação saudável, preservando hábitos alimentares e cultura alimentar tradicional, com consumo de alimentos in natura ao invés de alimentos processados. Nas escolas, é importante priorizar os temas relacionados a alimentação saudável.
PORQUE
II. A escolha alimentar é um exercício solitário e que depende da vontade do individuo. Para o nutricionista é importante que hajam restrições mais severas e que façam com o individuo trilhe pelo caminho da re-educação alimentar. As escolhas devem ser baseadas em alimentos seguros e preferencialmente processados, aonde se pode estimar corretamente os nutrientes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d.
As asserções I e II são proposições falsas.
e.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
A alternativa E) é a correta.
O nutricionista envolvido com a saúde pública, passa por um grave problema, que é diagnosticar o estado nutricional dos pacientes, tendo em vista que são muitas pessoas, e fica difícil definir exatamente quais são as necessidades de cada um.
O paciente e o nutricionista devem entrar em consenso, a alimentação deve ser balanceada e nutrir o individuo corretamente, porém, mudar toda uma cultura alimentar é impossível.
Espero ter ajudado!
Respondido por
41
Resposta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
corrigido pelo AVA
Perguntas interessantes