É costume dividir a História em idades.
A Idade Antiga: aproximadamente 3200 a.C. com a escrita, até 476 d.C., com a queda do Império Romano do Ocidente e mais:
I. Idade Média: da queda do Império Romano, em 476 d.C., até 1453 d.C., com a queda de Constantinopla.
II. Idade Moderna: da queda de Constantinopla, 1453 d.C., até 1789 d.C., ano da Revolução Francesa.
III. Idade Contemporânea: de 1789, com a Revolução Francesa, até os dias atuais.
Quais afirmativas estão corretas?
Soluções para a tarefa
Respostas :Todas as três estão corretas
Explicação: A periodização da história humana constitui-se em caracterizar períodos históricos que têm acontecimentos como marcos delimitadores de suas divisões cronológicas. Deve-se ressaltar que a divisão apresentada na questão reflete apenas o modo como a Europa Ocidental do século XIX, época em que essa periodização foi estabelecida, enxergava sua própria história, não podendo ser generalizada para outras culturas.
Todas as estas afirmativas são verdadeiras, embora haja alguns historiadores que prefiram colocar como o ponto final da Idade Média não a tomada de Constantinopla, mas sim o ano de 1500, simbolicamente marcando o avanço das Grandes Navegações.
Estes grandes períodos, que são amplamente utilizados pelos historiadores ocidentais, são hoje criticados por serem etnocêntricos, já que contam a "história do mundo", na verdade, a partir de uma ótica europeia. São, de qualquer modo, bons marcadores para compreendermos a história do Ocidente.