Filosofia, perguntado por pauloscarasati, 1 ano atrás

É correto afirmar que o contratualismo de Hobbes e Rousseau distinguia-se na concepção de homem?
Escolha uma:
a. Ambos viam a origem humana similarmente, havendo diferença apenas na forma de solucionar os conflitos.
b. Rousseau via que a guerra surge em razão das interações humanas e Hobbes percebia na origem do homem a guerra de todos contra todos.
c. Rousseau via o homem como inerentemente mal e Hobbes via o homem como inerentemente bom.
d. Hobbes alinhava-se a uma interpretação mais Teológica das origens do ser humano, e por isso distinguia sua percepção da percepção Rousseauniana.
e. Ambos entendiam que a guerra de todos contra todos era evitável se o ser humano se comprometesse com um terceiro imparcial.


pauloscarasati: Ambos viam a origem humana similarmente, havendo diferença apenas na forma de solucionar os conflitos.
pauloscarasati: Hobbes alinhava-se a uma interpretação mais Teológica das origens do ser humano, e por isso distinguia sua percepção da percepção Rousseauniana.
pauloscarasati: Nenhuma dessas duas são as respostas. Não consegui entender.
guilhermehenriq19: b. Rousseau via que a guerra surge em razão das interações humanas e Hobbes percebia na origem do homem a guerra de todos contra todos.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
88

Rousseau acreditava que o homem era, essencialmente, bom, mas a sociedade o corrompia, de modo que ele se tornava um criminoso, um farsante e um inimigo da humanidade pelas condições às quais a socialização o submetia.

Hobbes acreditava que o homem era, essencialmente, mau, e que cabia à sociedade criar meios de garantir que esta natureza humana não se manifestasse, usando da violência como uma ferramenta para garantir a paz social e impedir o "estado natural", que era o da guerra de todos contra todos.

Nesta perspectiva é correta a alternativa B.

Respondido por trabalhosacademico
68

Resposta:

Rousseau via que a guerra surge em razão das interações humanas e Hobbes percebia na origem do homem a guerra de todos contra todos.

Perguntas interessantes