É correto afirmar que 0,7 é o sucessor real de 0,6?Justifique
Soluções para a tarefa
Vamos lá.
Veja, Milena, que a resolução é simples. Vamos tentar fazer tudo passo a passo para um melhor entendimento.
i) Pergunta-se se é correto afirmar que "0,7" é o sucessor real de "0,6".
Resposta: Não. Nunca. Note que só tem sentido falar-se em número "sucessor" ou "antecessor" se estivermos falando de números inteiros (Z) ou números Naturais (N), pois esses números têm uma unidade de diferença entre o antecessor e o sucessor. Por exemplo:
- Nos números inteiros (Z), o sucessor de "-3" é o "-2"; o sucessor de "3" é "4". Em contrapartida, o antecessor do número "-2" é o "-3"; e o antecessor do número "4" é o "3".
- Nos números naturais (N), que começam do "0" e assim, de uma em uma unidade, vão até o mais infinito, todos os números têm sucessor e antecessor, com exceção do número "0" que só tem sucessor (não tem antecessor), pois os números Naturais começam do "0". Logo, o sucessor do número "0" é o "1"; o sucessor do número "1" é o "2". Em contrapartida o antecessor do número "2" é o "1" e o antecessor do número "1" é o "0". Porém o "0" não vai ter antecessor, pois o "0" é o primeiro número dos números Naturais (N).
ii) Com esses rápidos prolegômenos vistos aí em cima, então não há nenhum sentido falarmos de números sucessores e antecessores no âmbito dos números Reais nem dos números Racionais, pois SEMPRE há infinitos números entre um certo número e o próximo. Por exemplo:
- Entre os números reais "0,6" e "0,7" há infinitos números, pois entre esses dois números você tem por exemplo: o "0,60000000000001", o "0,61", o "0,611", etc, etc, etc, sem nunca esgotarmos a quantidade de números existentes entre "0,6" e "0,7" no âmbito dos números reais. Daí a nossa afirmação de que entre "0,6" e "0,7" há infinitos outros números reais.
Por isso é equivocada a afirmação de que "0,7" é o sucessor real de "0,6".
É isso aí.
Deu pra entender bem?
OK?
Adjemir.