É consenso entre os autores do serviço social que a profissão no Brasil foi institucionalizada a partir da década de 1940 e que este fato se deu a partir do aprimoramento das escolas de Serviço Social e do contato da profissão com bases científicas, especialmente o positivismo, que norteava as ações destes profissionais. No entanto, aproximando-se da década de 80, o Serviço Social passa a contar com a vitalidade do marxismo como paradigma de análise e compreensão da realidade em uma tentativa de romper com o conservadorismo arraigado no interior da prática, mas a ausência de referências teóricas se confronta com o conservadorismo que se renova no contexto moderno
Soluções para a tarefa
A base para o serviço social a partir da década de 1980/1990, se deu junto a reconceituação do movimento, como uma forma de estabelecer a prática e atuação, através das reflexões do marxismo e do positivismo como um todo. Alternativa 5.
A partir da proximidade entre a forma de agir, (prática) do profissional e o atendimento das populações, o assistente social pode auxiliar em medidas que sejam úteis para a construção de um ambiente adequado no que tange a formação dos indivíduos e o espaço em que eles vivem.
Como a prática do serviço social é vista hoje?
A partir de um trabalho ampliado no território nacional, onde a institucionalização do serviço social se deu a partir da necessidade de entender a sociedade como um todo e a organização social.
Sobre a base da epistemologia:
https://brainly.com.br/tarefa/13526477
#SPJ4
As alternativas:
Alternativas Alternativa 1: Esta proximidade não gerou grandes transformações em sua forma de agir e pensar sobre a sociedade, no entanto, provocou uma reatualização no que se refere ao conservadorismo da profissão.
Alternativa 2: Esta proximidade não gerou grandes transformações no que se refere à forma de agir e pensar sobre a sociedade, uma vez que tais práticas não visavam ajustar os indivíduos ao meio em que viviam.
Alternativa 3: Esta proximidade gerou diversas transformações em sua forma de agir e pensar sobre a sociedade, visto que estavam pautadas no método Beveridge de atendimento.
Alternativa 4: Esta proximidade gerou diversas transformações em sua forma de agir e pensar sobre a sociedade, visto que estavam pautadas no método Bismarckiano de atendimento.
Alternativa 5: Esta proximidade gerou diversas transformações em sua forma de agir e pensar sobre a sociedade por reconhecer que o método de atendimento à população deveria estar pautado na fenomenologia.