Sociologia, perguntado por andreacarvalho32, 1 ano atrás

É consenso entre os autores do serviço social que a profissão no Brasil foi institucionalizada a partir da década de 1940 e que este fato se deu a partir do aprimoramento das escolas de serviço social e do contato da profissão com bases científicas, especialmente o positivismo. CUNHA. Maria Cristina Araújo de Brito; HERNANDEZ. Fernanda Carvalho Basílio. Serviço Social e Formação Profissional. Reimpressão - 2016. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. (Adaptado). Em relação à aproximação do Serviço Social com o positivismo que norteava as ações destes profissionais, segundo as reflexões de Iamamoto (2000) é correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: Esta proximidade não gerou grandes transformações em sua forma de agir e pensar sobre a sociedade, no entanto, provocou uma reatualização no que se refere ao conservadorismo da profissão. Alternativa 2: Esta proximidade não gerou grandes transformações no que se refere à forma de agir e pensar sobre a sociedade, uma vez que tais práticas não visavam ajustar os indivíduos ao meio em que viviam. Alternativa 3: Esta proximidade gerou diversas transformações em sua forma de agir e pensar sobre a sociedade, visto que estavam pautadas no método Beveridge de atendimento. Alternativa 4: Esta proximidade gerou diversas transformações em sua forma de agir e pensar sobre a sociedade, visto que estavam pautadas no método Bismarckiano de atendimento. Alternativa 5: Esta proximidade gerou diversas transformações em sua forma de agir e pensar sobre a sociedade por reconhecer que o método de atendimento à população deveria estar pautado na fenomenologia.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
8

A alternativa 5 está correta.

O positivismo heterodoxo parte do positivismo de Comte enquanto o ortodoxo lida com os aspectos do positivismo utilizando a religião como entendimento.

Para Comte, o positivismo ia de encontro a 3 estados, sendo:

  • O metafísico;
  • O empírico;
  • O teológico.

O pensamento positivista parte da concepção que a subjetividade é colocada em prática a partir da observação dos fatores e das hipóteses que seguem o problema.

Por isso, Comte teve uma grande influência na Sociologia enquanto ciência e no campo de pesquisa, desenvolvendo um método para solucionar assuntos comuns ao indivíduo e a sociedade ao seu redor, servindo de base para os instrumentos científicos até os dias de hoje.

Respondido por daniellerossi
18

Resposta:

Alternativa 5- Esta proximidade não gerou grandes transformações em sua forma de agir e pensar sobre a sociedade, no entanto, provocou uma reatualização no que se refere ao conservadorismo da profissão.

Explicação: Página 48 do livro Serviço Social e Formação Profissional

Perguntas interessantes