É comum que pessoas com altas habilidades/superdotação sejam consideradas como gênios e com alto desempenho intelectual, e no caso de alunos, são aqueles vistos como os melhores da classe, que aprendem tudo precocemente, que tem ótimo rendimento escolar, etc. Entretanto, pesquisadores da área explicam que essa não é a realidade.
Considerando as orientações do Ministério da Educação para a inclusão escolar de alunos com altas habilidades/superdotação, escolha a alternativa verdadeira.
Alternativas:
a)
Um dos desafios da escola regular é oferecer aos alunos superdotados oportunidades para desenvolver aprendizagem e potencialidades.
b)
A identificação de alunos superdotados é de responsabilidade do professor do atendimento educacional especializado e deve ser feita a partir de testes de inteligência.
c)
Após o diagnóstico de superdotação, o aluno deve ser encaminhado para o nível seguinte do ensino regular para potencializar suas habilidades e melhorar seu desempenho em outras áreas.
d)
O aluno superdotado tem recursos suficientes para desenvolver seu potencial, logo, o papel da escola é encaminhar o aluno para turmas mais avançadas.
e)
As experiências de aprendizagem enriquecedoras que estimulam o desenvolvimento do aluno superdotado não acontecem na escola regular e sim, em centros especializados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A alternativa 1 está correta.
Seguindo essa linha da raciocínio, a instituição escolar bem como a família dessa aluno, deverão estar atentos as potencialidades do mesmo, e nas suas necessidades, pois o maior desafio é corresponder a essa superdotação sem que ele se atrase ou fique desnivelado com os indivíduos ao seu redor.
Pois assim, o aluno terá melhores condições de exercer seu conhecimento, e, estará apto para fazer novas descobertas bem como exercitar essas necessidades como coordenação, etc.
Perguntas interessantes