Administração, perguntado por pallomacmc, 4 meses atrás

É comum que os líderes sejam associados aos cargos gerenciais, mas nem sempre essa associação é verdadeira. A capacidade de influenciar as pessoas não está limitada ao poder formal dado pela empresa a este ou aquele indivíduo. O poder definido por um cargo é importante por possibilitar a capacidade de mandar, ordenar, dispor, mostrar onde, como e por quem algo deve ser feito, mas esse poder apenas não basta. Sem o poder de influenciar, não haverá um líder (SOTO, 2002 apud COSTA, 2018 p. 120).

COSTA, Waldeciria Souza da. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes. Maringá: Unicesumar, 2018, p. 120.

Em posse da leitura acima e considerando os estudos da disciplina sobre a relação entre a liderança e o poder, avalie as asserções a seguir:

I. Os líderes exercem seus poderes (Poder Legítimo; Poder de Recompensa; Poder Coercitivo; Poder de Especialização; Poder de Referência; Poder de Informação...) dando ênfase em um dos tipos apresentados ou utilizando combinações de vários deles.

DESSA FORMA,

II. Considerando os estudos a respeito da liderança e do poder, é possível verificar a inexistência de relação entre os dois, uma vez que o processo de influência é algo inerente apenas da liderança, enquanto o poder está alicerçado nos recursos organizacionais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por fpassessoria
4

Resposta:

Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Paginas 128 e 129 do livro GESTÃO DE EQUIPES EM RESTAURANTES.

Explicação:

Perguntas interessantes