Administração, perguntado por dayanneoliveira3, 1 ano atrás

É comum ouvirmos pessoas mencionarem que pagam impostos e que exigem melhorias. Um dos exemplos mais comuns é dizerem que pagam IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e o Administrador local (Prefeito) não faz calçamentos ou asfalto na rua em que moram. Quando se fala em impostos, existem aqueles que são vinculados e aqueles que não são vinculados. Em relação aos impostos faça um estudo sobre tributos vinculados e não vinculados e explique que tipo de tributo é o imposto. Apresente as características dele e ao final comente se as “reclamações” feitas em relação ao IPTU estão corretas e porquê.

Soluções para a tarefa

Respondido por felipezoa
21

Os tributos podem ser vinculados ou não vinculados, em relação a uma atividade estatal específica. O que não se confunde com serem de arrecadação vinculada ou arrecadação não vinculada.

No primeiro caso, classificamos como:

1. Vinculados: aqueles que dependam de uma atividade estatal específica, como, por exemplo, as taxas, contribuições de melhoria, etc.

2. Não Vinculados: aqueles que independem de uma atividade estatal específico, como, por exemplo, os impostos.

No segundo caso, classificamos como:

3. Arrecadação vinculada: a receita de arrecadação esta afeta determinado órgão, fundo ou despesa.

4. Arrecadação não vinculada: os recursos podem ser aplicados sem vinculação à despesa previamente estabelecida.

Em relação aos impostos, são tributos não contraprestacionais por excelência, já que o nosso Código Tributário (Lei 5.172/66) define, em seu Artigo 16, que "imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação INDEPENDENTE de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte".

Isto posto, podemos classificar os impostos como tributos não vinculados e de arrecadação não vinculada.

As reclamações em relação ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) estão equivocadas, uma vez que impostos são usados para custear as despesas do Estado, mas não possuem uma destinação específica.

O gestor público, respeitados os limites legais, pode alocá-las de forma discricionária. Ele pode empregá-las na segurança pública, na construção de escolas, no pagamento de servidores, etc.

Salienta-se que nada impede que as receitas sejam realmente empregadas em calçamentos ou asfalto, apenas que a receita não está afeta apenas a isso.

-------------

Me deve uma cerva bem gelada. :P


felipezoa: Valeu, gente. Fico feliz por ter ajudado.
Minha cerva bem gelada até agora nada. :P
Uma boa sexta-feira pro'cês.
rhaizasouza18p93du8: me passa teu cep e endereço, envio pelos Correios
felipezoa: Oxi, quem dera.
felipezoa: Bom, galera. Já que o Brainly resolveu me mandar uma notificação de exclusão de resposta, me acusando de querer ganhar pontos, vou excluir todas as minhas respostas. Quem precisar, pega aí antes de eu excluir. (-;
webertpereira29: Tente conversar com algum moderador para rever se e necessário a exclusão :(
rhaizasouza18p93du8: ;(
webertpereira29: Sextou vou tomar uma gelada kk
rhaizasouza18p93du8: Só bora
felipezoa: Que isso aí vocês dois, hein! Daí é pra matar o amigo aqui de inveja.
rhaizasouza18p93du8: Vamos também
Perguntas interessantes