É comum a associação do uso deste recurso tecnológico como método tradicional. Entretanto, considerando o que abordamos sobre o conceito de tecnologia, ou seja, que a tecnologia educacional está na ação do professor e não no objeto, o uso desse recurso será tradicional ou não, de acordo com a utilização que o professor fizer, é imprescindível para fazer desenhos ou esquemas como forma de favorecer o diálogo entre professor e educando, tendo em vista possibilitar a apropriação de conceitos. Sendo assim, marque a alternativa que destaca o recurso tecnológico de acordo com o conceito acima.
A - Livros didáticos de geografia
B - Globo terrestre
C - Mapa mural e atlas
D - Retroprojetor e transparências.
E - Quadro de giz
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra E
Explicação:
Como será a ação do professor que favorecerá ou não a utilização dessa tecnologia e "fazer desenhos ou esquemas" é um formato utilizado nesse recurso tradicional, podemos constatar a letra E como resposta.
A - Os livros didáticos são tradicionais, mas não permitem a utilização de esquemas e desenhos. Estes muitas vezes já vêm impressos e não permitem "personalizar" de acordo com a sala em que trabalhamos.
B - O globo terrestre é tradicional, mas não permite também esquemas e desenhos em sua face.
C - Também tradicional podendo ser utilizado conjuntamente aos esquemas e desenhos que serão feitos, mas não como substitutos destes.
D - Não é tradicional. São recentes e há escolas que ainda não possuem o acesso a essa tecnologia.
E - Tradicional, pode ser utilizado como ferramenta/tecnologia para esquemas e desenhos nas lousas e dependerá da ação do professor sob a mesma.
Resposta:
A resposta correta é: Quadro de giz.
Explicação:
Entretanto, considerando o que abordamos sobre o conceito de tecnologia, ou seja, que a tecnologia educacional está na ação do professor e não no objeto, o uso desse recurso será tradicional ou não, de acordo com a utilização que o professor fizer dele. O quadro de giz é imprescindível para fazer desenhos ou esquemas como forma de favorecer o diálogo entre professor e educando, tendo em vista possibilitar a apropriação de conceitos. Embora possam ser utilizados recursos tecnológicos, como ilustrações, esquemas, fotografias e slides, durante o encaminhamento do trabalho podem surgir questionamentos ou observações inéditas por parte dos alunos e, nesse caso, o professor pode aproveitar o quadro para desenhar ou esquematizar respostas a essas colocações.